16 de fevereiro – Nascimento de Nichiren Daishonin
  • CONHEÇA O BUDISMO

16 de fevereiro – Nascimento de Nichiren Daishonin


Kenichiro Uchida
Nichiren Daishonin nasceu em 16 de fevereiro de 1222, em Kominato, na província de Awa (a leste da atual Baía de Tóquio), no Japão. Filho de pescadores, na infância, recebeu o nome Zennichi-maro. 

Com 12 anos, iniciou os estudos no templo Seityo, da escola Tendai. Decidiu seguir o sacerdócio aos 16 anos, tendo Dozembo — o sacerdote chefe desse templo — como mestre. 

Ao ordenar-se, adotou o nome religioso Zeshobo Rentyo. Depois de vários anos de estudo nos principais templos de Kamakura, Quioto e Nara, Rentyo concluiu que o verdadeiro ensino do Budismo encontrava-se no Sutra do Lótus, por revelar a essência da iluminação do Buda Shakyamuni.

Rentyo retornou, então, ao templo Seityo e, em 28 de abril de 1253, recitou o Nam-myoho-renge-kyo pela primeira vez, declarando a fundação do Verdadeiro Budismo. Ele mudou também seu nome para Nichiren (literalmente, Sol de Lótus).

A trajetória detalhada da vida de Nichiren Daishonin, pode conferida em nosso Histórico do Budismo. Clique aqui e veja. 

O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, fala sobre o significado de viver com o mesmo espírito de Nichiren Daishonin nos dias atuais;
"O movimento do kosen-rufu é o caminho para a concretização da paz mundial. Meu desejo é unir os homens por meio da força do diálogo e da cultura. Quero construir infalivelmente um mundo onde todas as pessoas possam viver em paz e felizes. Há uma famosa frase de Nichiren Daishonin que afirma: “Desde que nasci, até hoje, eu, Nichiren, jamais conheci algum momento de descanso. Vim somente pensando na propagação do Sutra do Lótus.” (As Escrituras de Nichiren Daishonin, vol. II, pág. 331.) Esta frase expressa o sentimento de Nichiren Daishonin. Qual é, então, a melhor maneira de devotar a nossa vida? Nichiren Daishonin nos ensina que é dedicá-la à causa da propagação da Lei Mística. Assim fazendo, abrirá diante de nós o real caminho que nos conduzirá a uma vida de indestrutível felicidade. Compartilhando o sentimento de Nichiren Daishonin, vamos erguer um monumento do kosen-rufu em nossa comunidade."

Esta presente era em que a humanidade vive não difere muito dos tempos de Nichiren Daishonin. Guerras, fome, violência, corrupção e muitos outros males são realidades para muitos povos.

Conforme o próprio Daishonin declarou, ele abriu as cortinas para a propagação mundial do Nam-myoho-renge-kyo. Quanto à continuidade dessa tarefa, esta cabe a todos aqueles que abraçaram seu ensino, pois hoje, mais do que nunca a propagação de uma filosofia fundamentada no ser humano, que resgate o respeito à vida, faz-se necessária.
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;