A cultura é a força que alcança todo o mundo
  • CONHEÇA O BUDISMO

A cultura é a força que alcança todo o mundo

Influenciar positivamente a sociedade com base na força do poder humanístico é o propósito Soka

Com base na seção Meu bloco, minha alegria — Respostas do romance Nova Revolução Humana (NRH) para os desafios da vida diária — publicada no jornal Brasil Seikyo. Texto para apoio às atividades na linha de frente da BSGI, principalmente para novos associados.


Utilizamos trechos do capítulo “Florescimento” do volume 15 do romance Nova Revolução Humana publicado no BS.

Após dez anos de dedicação do presidente Ikeda à fotografia, profissionais da área e diretores do Museu de Arte Fuji sugeriram que fizessem uma exposição de suas fotos. O Museu de Arte Fuji foi fundado pelo líder da SGI em 1973, em Fujinomiya, província de Shizuoka, tornando-se uma renomada instituição que promove intercâmbios artístico-culturais.


Na Nova Revolução Humana, Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo de Daisaku Ikeda no romance] relata o momento histórico dessa primeira mostra e sobre seu sincero sentimento de contribuir para o desenvolvimento da cultura humanística Soka.


Expressão poética

“Shin’ichi nunca teve intenção de realizar uma exposição. Por isso, nunca tirava fotos com essa expectativa. Contudo, a sugestão teve o apoio de muitas pessoas […] Sem poder mais recusar ao pedido da mostra, Shin’ichi cedeu.


A exposição de fotos foi realizada no Museu de Arte Fuji em abril de 1982 sob o título Fotografando a Paz e a Cultura. Foram expostas 250 imagens fotografadas durante as viagens pelo Japão, Europa, EUA e China.


[…] Shin’ichi desejava presentear os companheiros por meio de suas fotos com a esperança de que servissem de incentivo para vencer na vida. Por isso, ficou muito feliz e satisfeito ao ouvir as impressões dos visitantes.


Esse evento foi prestigiado por René Huyghe, renomado historiador francês de arte. Alguns anos mais tarde, o Museu Jacquemart André, de Paris, dirigido por René Huyghe, expôs as fotos de Shin’ichi ao público francês.


Nessa ocasião, Huyghe fez a seguinte avaliação: ‘As fotos aqui expostas são realmente maravilhosas. Elas transmitem a expressão poética da beleza captada pelos olhos de Shin’ichi Yamamoto’.”


Inspirar as pessoas

“Os funcionários da sede da Soka Gakkai, que tiveram a oportunidade de apreciar a exposição fotográfica, sugeriram expor as fotos também nos centros culturais e sedes regionais.


Shin’ichi resolveu aceitar a sugestão uma vez que as fotos serviriam para decorar as sedes e serem apreciadas pelos membros em geral. A exposição fotográfica recebeu o nome de Diálogos com a Natureza e foi realizada em várias cidades do Japão e também em 33 países.


A fotografia é como uma linguagem universal. Qualquer que seja o país, todos que a apreciam podem entender perfeitamente a mensagem que ela transmite e compartilhar os sentimentos.


As pessoas podem perceber o dinamismo da vida ao ver uma frondosa árvore crescendo altivamente. Quando veem um arbusto sobrevivendo agarrado numa rocha sentem a coragem de lutar pela vida.”


Luz da esperança

“Por meio de suas fotos, Shin ichi desejou que o coração das pessoas, unidos, transpusesse as fronteiras de raça, língua e outras diferenças. […] Shin’ichi fez da fotografia uma luz a penetrar no coração das pessoas, um meio para transmitir alegria, esperança e coragem. Não sejam derrotados! Sejam fortes! Avancem comigo! — era mensagem de sincero encorajamento a todos os seus companheiros.”


“Shin’ichi se dedicou à criação de uma nova cultura da arte fotográfica. Em seu coração ardia a forte decisão de criar a cultura humanística.


[…] Se o ensinamento de uma grande religião é propagado e o solo do espírito humano é cultivado, brilhantes flores de cultura certamente desabrocharão e produzirão frutos como a paz e a prosperidade social. Em outras palavras, o valor de uma verdadeira religião é comprovado à medida ela que contribui para a felicidade das pessoas por meio de uma maravilhosa cultura.


A cultura é a força que combate a desumanidade. Influenciar positivamente a sociedade com base na força do poder humanístico é o propósito do movimento pelo kosen-rufu.”


A missão da Soka Gakkai é iluminar a sociedade com o humanismo e criar uma nova cultura dedicada à felicidade da humanidade. Além disso, é também combater todas as formas de mal que oprimem as pessoas, agindo ao mesmo tempo para o florescimento da cultura humanística Soka.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.446, 1 dez. 2018, p. A7
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;