A felicidade se encontra em realizar algo de valor
  • CONHEÇA O BUDISMO

A felicidade se encontra em realizar algo de valor

Texto extraído e adaptado do discurso proferido na Conferência Executiva da Área Nº 2 de Tóquio, realizada no Auditório Memorial Makiguchi em Hachioji, Tóquio, no dia 4 de junho de 2006.

Apesar de ser surda e muda, a escritora e ativista social americana Helen Keller (1880–1968) realizou duradouras contribuições para a sociedade e para o bem-estar dos outros. Permitam-me citar uma breve passagem de uma inesquecível entrevista com ela:

Pergunta: Quem é a pessoa mais infeliz?

Resposta: A pessoa que não tem nada para fazer.

Pergunta: O que traz a maior satisfação?

Resposta: O trabalho e a realização.

Pergunta: Do que você mais gosta na vida?

Resposta: Vencer as dificuldades.

Essa é uma mensagem essencial de vida, a qual está firmemente de acordo com o Budismo de Nichiren Daishonin. A verdadeira felicidade na vida se encontra em lutar para realizar algo de valor. Seja qual for seu trabalho, empreendam um esforço muito maior que qualquer outra pessoa e se empenhem para produzir extraordinários resultados, demonstrando sua vitória para que todos vejam. Esse é o magnífico registro pelo qual vocês devem se esforçar.

Outro dia, eu disse para as representantes da Divisão Feminina de Jovens da Área No 2 de Tóquio:

“A fé esplêndida cria uma vida esplêndida. A profunda oração constrói a base para a profunda felicidade. Nossa prática diária do gongyo nos permite fazer do dia de hoje o ponto de partida para a felicidade eterna e duradoura. Ser criticados e caluniados por causa da fé que vocês abraçam limpa as impurezas e as feridas da falta de sorte, permitindo-lhes construir um estado de felicidade inabalável. Enfrentar dificuldades como consequência de seus esforços para promover o kosen-rufu é um desafio que lhes permite estabelecer a eterna vitória em meio às duras realidades da sociedade. O diálogo que vocês realizam para ensinar às outras pessoas sobre o budismo e apresentá-las ao Gohonzon tem um poder muito maior para despertar os outros e conduzi-los à felicidade que os discursos dos líderes políticos ou os comentários das celebridades.

Não existe nada mais benevolente que o budismo. Nada leva a uma vitória maior que o budismo. Não há nada mais que construa um altaneiro estado de felicidade que o budismo. E nada é desperdiçado no mundo da fé. As atividades da Soka Gakkai ajudam a lapidar o supremo tesouro de sua vida, uma joia infinita e imensurável, e a acumular uma grande boa sorte.”

Toda sensei disse: “Quando vocês se levantarem com uma fé profunda e invencível, conseguirão vencer tudo, não importando a situação em que se encontrem”.

Makiguchi sensei expressou essas mesmas palavras. Ele estimava especialmente a seguinte passagem do Gosho: “Todos os fenômenos no Universo são manifestações da Lei” (GZ, p. 563). E nos ensinou que “a fé se manifesta na vida diária” e que “o budismo se manifesta na sociedade”.

Referência:

Brasil Seikyo, ed. 1.867, 11 nov. 2006, p. A3.

 

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;