A origem do Budismo e a vida de Shakyamuni
  • CONHEÇA O BUDISMO

A origem do Budismo e a vida de Shakyamuni

Episódio #1 da série “Conheça o Budismo” no Brasil Seikyo TV

Você já conhece o Brasil Seikyo TV? O nosso canal no YouTube traz vídeos sobre o Budismo de Nichiren Daishonin, além de dicas de leitura, entrevistas e conteúdo sobre os princípios básicos budistas. 

Muitas respostas que a sociedade busca podem ser encontradas na filosofia milenar do budismo. E conhecê-la é o primeiro passo para essa jornada. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre a série "Conheça o Budismo". Conectada aos dias atuais, ela explora e descomplica o vasto universo de temas relacionados ao Budismo Nichiren. 

O primeiro episódio traz a história da origem do budismo: Quem foi Siddharta Gautama? Como se tornou "O Buda"? Por que passou a se chamar Shakyamuni? Esta é a sua chance de obter essas e muitas outras respostas.


Depois que Shakyamuni atingiu a iluminação um novo dilema tomou conta de seus pensamentos: propagar ou não este ensinamento? 

A verdade percebida pelo buda jamais havia sido propagada ou ouvida antes. Além disso, a realidade das pessoas ao seu redor era distante da condição de vida alcançada por ele. Elas viviam temendo a doença, a velhice e a morte e eram consumidas pelas ambições e constantes conflitos entre si. Por isso, Shakyamuni chegou a pensar que mesmo que falasse para as pessoas, elas poderiam não compreender. E ponderou: “Se ninguém aceitar essa verdade, será um esforço em vão. Além disso, as pessoas poderão me difamar como também me atacar com perseguições justamente por serem incapazes de compreendê-la. [...] Se permanecer em silêncio, não correrei o risco de ser difamado.” (NRH, vol. 3, cap. “O Buda”, p. 136)

Tornar-se buda não significa se transformar num ser especial. Mesmo após ter atingido uma nova compreensão sobre a vida, Shakyamuni ainda era atormentado pela dúvida. Ser buda é vencer o incessante combate contra o mal com coragem e persistência. Ele persistiu em seus pensamentos e depois de refletir sobre tais questões, decidiu: “Eu irei! As pessoas que buscam o ensinamento haverão de me ouvir e aquelas com pureza no coração certamente o compreenderão.” (Ibidem, p. 137)

A inabalável postura do buda em expor os ensinamentos com o melhor de sua habilidade marcou o nascimento do budismo como prática universal de benevolência e compaixão, cujos benefícios não são exclusivos a alguém. Os praticantes do budismo têm a missão de ensinar as pessoas a despertar para a mesma condição de vida do buda, essa é a prática do shakubuku. 

Semana que vem traremos mais sobre o episódio #2. Ficou curioso para saber qual o tema dos próximos episódios? Então corre lá para o nosso canal. 

Fonte:
Nova Revolução Humana, vol. 3, cap. “O Buda
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;