A Teoria dos Dez Mundos
  • CONHEÇA O BUDISMO

A Teoria dos Dez Mundos

Episódio #4 da série “Conheça o Budismo” no Brasil Seikyo TV

O episódio #3 da série Conheça o Budismo trouxe a visão budista sobre a transformação do carma. Se não teve chance de assistir, corre lá para o canal e assista!

Você já parou para pensar por que nossa maneira de ver a vida e as situações oscilam? Em alguns momentos nos sentimos extremamente confiantes e em outros covardes, em alguns tranquilos e em outros irados? 
O episódio #4 da série explora a Teoria dos Dez Mundos. Conhecer essa teoria nos faz entender os motivos dessas mudanças! Bora apertar o play?!


A forma como percebemos nossa vida e as impressões sobre o mundo que nos rodeia têm relação direta com a condição de vida que nos encontramos neste exato momento. Nosso estado de vida determina consideravelmente nossas emoções, pensamentos, palavras e ações. 

O propósito da prática budista é manifestar o estado de Buda capaz de iluminar nossa vida e nos possibilitar criar um valor duradouro em nossa eterna jornada pelos Dez Mundos. Qualquer que seja a situação, sempre é possível manifestar aqui e agora o fascinante e revigorante estado de buda. O instante atual sempre pode ser o melhor de todos. E é por isso que nos dedicamos para atingir esta condição de vida na presente existência. 

Alcançar a condição de vida do buda não é o objetivo final, é manifestar qualidades como benevolência, sabedoria, coragem e força vital criativa, em meio à realidade desafiadora de nossa vida aqui e agora. Além disso, um buda é aquele que se esforça continuamente para despertar as pessoas para a fé em sua capacidade natural de superar qualquer dificuldade, que as inspira a usar os desafios e o sofrimento como um trampolim para desenvolver essa força e atingir uma felicidade inabalável. 

É por meio da nossa interação com as pessoas, de nossos esforços para ajudar os outros e das boas influências dos mestres e amigos que somos capazes de manifestar a condição de vida de um buda e transportar nossa vida para a alegre órbita do estado de buda, como o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, descreveu: “Realizar ações para o bem dos outros fortalece, desenvolve e solidifica o estado de buda em nossa própria vida. Quando nosso estado de buda é fortalecido, podemos inspirar a vida das pessoas num nível ainda mais profundo.”. O comportamento de um buda é a própria prática para se tornar um buda.


Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2389, 30 set. 2017, p. A3
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;