A transformação tríplice da terra
  • CONHEÇA O BUDISMO

A transformação tríplice da terra

Esse é o procedimento adotado por Shakyamuni para purificar as localidades de todo o universo empregando um processo tríplice

O conceito

A “transformação tríplice da terra” é um princípio de mudança — de transformação de países, nações, áreas ou locais onde nos encontramos em locais repletos de harmonia e felicidade. Elucida que a mudança na mente ou no coração gera uma transformação no ambiente e muda a realidade.


Origem do termo

Essa expressão foi exposta no 11º capítulo do Sutra do Lótus, “Surgimento da Torre de Tesouro”. Resumidamente, é o procedimento adotado pelo buda Shakyamuni para purificar as localidades de todo o universo empregando um processo tríplice.


Transformação

A Cerimônia no Ar é descrita no Sutra do Lótus como o momento em que o Buda inicia sua pregação. Uma enorme torre de tesouro aparece e budas se reúnem vindos de todo o universo. Mas, na primeira vez, as portas da torre estão fechadas e a multidão do lado de fora. Por um processo tríplice, Shakyamuni purifica, amplia e revigora o ambiente.


Simplificando...

Em termos modernos, a cena descrita no sutra acontece no local e na mente da pessoa que age para atingir o estado de buda ao mesmo tempo que faz os demais atingirem. Quando isso ocorre, a pessoa manifesta um infinito poder capaz de transformar a si, aos demais, ao ambiente, até países e o mundo.


Exemplo do Mestre

Presidente Ikeda relata sua própria atuação e exemplifica a transformação tríplice: “Eu atendia a cada chamado do meu mestre, o presidente Toda, com a rapidez do raio, assumindo corajosamente o desafio. Aonde quer que fosse, eu orava e lutava com a disposição de transformar o carma ou o destino daquele lugar específico — o espírito da ‘tríplice transformação da terra’. Eu me empenhei incansavelmente, orando com firme determinação de impregnar o local com a Lei Mística. Engajei-me no diálogo com o compromisso de convocar os bodisatvas da terra. O resultado foi que concretizei todos os objetivos e sonhos de meu mestre.”


Em seu local

Se você, onde está agora, inicia um esforço concentrado de daimoku e shakubuku visando sinceramente “impregnar o local com a Lei Mística”, provocará uma enorme e surpreendente transformação. Em você e no ambiente. Esse processo é revigorante porque a fonte da transformação tríplice é a Lei Mística, com seu poder “transformador, harmonizador e revitalizador”.


Tudo depende das pessoas

Esse processo não é apenas individual, mas se expande aos demais. Afinal, uma nação é composta por pessoas. O presidente Ikeda afirma que a nação tem um estado de vida próprio e, portanto, a transformação de um país começa com a revitalização do coração e do pensamento das pessoas.


Revolução humana

O esforço contínuo que cada um faz para efetivar sua revolução humana, sua transformação interior, atuando como membro da SGI e como excelente cidadão, transforma o mundo ao redor. “Esse esforço representa a expressão em termos modernos da ‘transformação tríplice da nação’, um ensinamento exposto no Sutra do Lótus”, cita o presidente Ikeda.


Vitória da nação

Ele continua: “O fenomenal desenvolvimento da Soka Gakkai no período pós-guerra, por exemplo, teve um importante papel na ascensão do Japão das cinzas da derrota — um fato também observado com profundo interesse pelo eminente historiador britânico Arnold J. Toynbee. A ampla propagação da Lei Mística serve de força motriz fundamental para transformar o mundo num local de paz e prosperidade".


É a determinação

O princípio ichinen sanzen explica que mesmo a mudança radical de uma nação ou de uma família, empresa, grupo, começa sempre na mente de um indivíduo: “'Do único elemento que é a mente emergem todas as várias terras e condições ambientais’. Essa frase expressa um dos mais profundos princípios do budismo — o princípio dos ‘três mil mundos num único momento da vida’, e ensina que nosso coração, ou nossa mente, incorpora todos os fenômenos do universo. Um local pode ser transformado de forma positiva ou negativa dependendo do sentimento e do pensamento das pessoas", explica o Dr. Ikeda.


Continuamente

O poeta e educador indiano Rabindranath Tagore (1861–1941) escreve: “O país é criação do homem. O país não é apenas terra, mas todo o espírito. É somente quando seu povo é expressivo que o país se expressa plenamente”.

Esse esforço, quando contínuo e repleto de coragem, provoca uma grande transformação em escala inimaginável.


Conclusão

No exato momento em que decidimos transformar o ambiente em que vivemos e iniciamos uma poderosa e ressoante recitação do Nam-myoho-renge-kyo e uma ativa prática de shakubuku, nosso eu e o ambiente passam por uma mudança extraordinária. Esse esforço deve ser realizado com a mesma disposição do nosso mestre, o presidente Ikeda, que define o sentimento básico dessa batalha: “Luto com a determinação de fazer cada lugar aonde vou ficar permeado com o espírito e a energia vital de meu mestre”.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.122, 10 mar. 2012, p. A4
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;