Buda Soka Gakkai - Uma rede de vida invencíveis
  • CONHEÇA O BUDISMO

Buda Soka Gakkai - Uma rede de vida invencíveis

Somos membros da “Buda Soka Gakkai”, a mais pujante organização do mundo dedicada à elevação do estado de vida da humanidade por meio do florescer de cada indivíduo

“A Gakkai é, em si, a entidade que pode ser chamada ‘Buda Soka Gakkai’”, afirma o presidente Ikeda.


Quando adotamos como meta pessoal o propósito do Mestre, a confusão e a dúvida desaparecem e nos levantamos sozinhos para garantir a ampla propagação da dignidade da vida. Ao unir forças com pessoas que também agem assim, criamos um “único corpo”, uma instituição viva, orgânica, formada por pessoas felizes, autônomas que não medem esforços para propagar e perpetuar o Gohonzon por meio do encorajamento de pessoa a pessoa. Conheça mais sobre o termo Buda Soka Gakkai.


O motivo da existência da Soka Gakkai

Compreender a razão da existência da Soka Gakkai é fundamental para todo associado. Quanto mais se compreende a origem e o sentido da SGI, mais a pessoa se alegra e batalha.


Vamos analisar rapidamente a história do budismo e situar a SGI neste contexto.


Shakyamuni fundou o budismo cerca de 500 anos antes de Cristo. “O budismo, que se iniciou com Shakyamuni, é um ensinamento para a felicidade de todas as pessoas por meio do Sutra do Lótus” (preâmbulo do Estatuto da Soka Gakkai).


O objetivo do budismo é a felicidade plena de todas as pessoas

É fundamental que essa meta original seja perpetuada e transmitida com total fidelidade por todos os que praticam o budismo.


Nichiren Daishonin, no século 13, herdou exatamente o mesmo desejo do fundador e revitalizou o budismo: “Nichiren Daishonin, o Buda dos ‘Últimos Dias da Lei’, incorporou a Lei fundamental do Nam-myoho-renge-kyo, o âmago do Sutra do Lótus, nas três grandes leis secretas. Assim, estabeleceu a Lei para a iluminação de toda a humanidade por todo o eterno futuro e fez da ampla propagação [kosen-rufu] mundial o seu testamento” (preâmbulo do Estatuto da Soka Gakkai).


Não há problema, caso não tenha entendido todos os conceitos da frase anterior.


O principal é compreender que Daishonin tinha um foco claro do qual jamais se afastou: criar meios para toda e qualquer pessoa manifestar o mesmo estado mental fenomenal descrito por Shakyamuni. Ele conseguiu esse feito ao revelar o Gohonzon do Nam-myoho-renge-kyo como incorporação da Lei, objeto de devoção e prática e também a bandeira da propagação.


Agora ficou fácil de entender

Setecentos anos depois, em 1930, nasce a Soka Gakkai para resgatar o sentimento original de Daishonin: “O primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, e seu discípulo de unicidade, o segundo presidente, Josei Toda, fundaram a Soka Gakkai em 18 de novembro de 1930. A Soka Gakkai é a única e legítima organização religiosa da ordem e do desejo do Buda a realizar a ampla propagação mundial que é o testamento de Daishonin. Não há outra organização a não ser a Soka Gakkai que propaga a grande Lei no mundo [...], corporificando a vasta compaixão de Nichiren Daishonin. É por isso que Toda sensei afirmou categoricamente que os sutras do futuro registrariam o ‘Buda Soka Gakkai’”.


Agora ficou fácil de entender: o Buda Soka Gakkai é nossa atual SGI liderada hoje e por toda a eternidade pelo Ikeda sensei. Nosso mestre herdou com exatidão o espírito original do budismo e vem conduzindo um movimento mundial com o mesmo desejo do Buda.


Esse “grande desejo” não pode morrer. Quando um discípulo se levanta com a fé igual à do mestre e começa a agir para propagar o Gohonzon, ali vive o budismo.


Essa fé é um desejo sincero e íntimo de fazer tudo o que for preciso para tornar feliz cada pessoa. Quando duas, três, cem, milhares de pessoas também fazem isso, cria-se uma organização de leões. Essa entidade viva e atuante totalmente conectada ao desejo do Mestre é o Buda Soka Gakkai.


Cada membro da SGI é um leão forte e autônomo

“A Soka Gakkai é, em si, a entidade que pode ser chamada ‘Buda Soka Gakkai’”.


A SGI é a mais forte organização dedicada ao encorajamento porque cada membro é forte e livre — é um leão! Leões são autênticos, orgulhosos de si, têm força descomunal e não precisam dos demais para se sentirem bem: “Toda sensei queria criar um discípulo que se levantasse sozinho com espírito de leão, assim como ele havia feito. Por isso confiou a Shin’ichi [Daisaku Ikeda] a missão de servir como modelo de discípulo”.


Parece contraditório, mas não é: Buda Soka Gakkai é um grupo organizado de pessoas autônomas, autossuficientes, aguerridas. Essa união do que supostamente não se une acontece quando cada ser manifesta o mesmo propósito de Ikeda sensei e assume para si a responsabilidade completa do kosen-rufu mundial. “O poder para alcançar o kosen-rufu é encontrado na força da união de verdadeiros leões”.


Responsabilize-se por tudo

Buda Soka Gakkai é a coletividade de budas discípulos do presidente Ikeda. Cada membro da SGI deve se responsabilizar pela totalidade do avanço da ampla propagação mundial e iniciar agora, onde está, sua revolução humana — uma mudança drástica dentro de si por meio do daimoku e do shakubuku que se espalham em ondas para cada pessoa à sua volta.


O Mestre ensina: “No momento em que alguém se levanta com a consciência de ser o responsável e o protagonista de tudo, a coragem se manifesta, a força se evidencia, a sabedoria emana e a chama do entusiasmo é acesa. Em meio a essa ação imbuída de coragem, vigor e força é que existem a vitalidade, a plena satisfação e a felicidade”.


Vamos nos unir em um só coração

A SGI é o Buda Soka Gakkai, e nós, associados desta nobre religião mundial, devemos agir com entusiasmo e garantir que a correnteza de jovens sucessores apaixonados pelo kosen-rufu flua pelo eterno futuro.


Não haverá, obviamente, uma nova instituição denominada Buda Soka Gakkai. Por sermos membros da SGI e atuarmos com a mesma fé do presidente Ikeda já fazemos parte da organização Buda Soka Gakkai.


O presidente Ikeda orienta: “Nos tornamos um membro da Buda Soka Gakkai e construímos a felicidade indestrutível em nossa vida quando fazemos da ampla propagação a nossa missão e atuamos por meio da união de ‘diferentes em corpo, unos em mente’. Por favor, jamais se afastem desta nobre organização — Soka Gakkai — e trilhem até o fim pelo grande caminho da revolução humana imbuídos de máximo orgulho”.


Três pontos para imortalizar o Buda Soka Gakkai

A SGI é a religião mundial do incentivo mútuo e cada membro atua consciente de não deixar ninguém para trás. Todos são dignos, todos são budas. Desprezar um é o mesmo que destruir a organização inteira — é assim que devemos atuar para eternizar nossa amada SGI.


Daisaku Ikeda cita três pontos essenciais para eternizarmos o Buda Soka Gakkai: “Em primeiro lugar, é cada pessoa viver o juramento seigan pela ampla propagação por toda a sua existência. Em segundo, é trilhar o grande caminho da unicidade de mestre e discípulo. Em terceiro, é a união de diferentes em corpo, unos em mente".


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.371, 13 maio 2017, p. C2 e C3
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;