Como manter uma forte fé todos os dias?
  • CONHEÇA O BUDISMO

Como manter uma forte fé todos os dias?

Haja o que houver em nossa vida diária o mais importante é a continuidade na prática budista

Para os praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, cada dia representa um avanço e desafio a ser superado. Cada momento de nossa vida se torna significativo, não importando o que aconteça, sempre com base na sincera prática budista e aprofundando nossa convicção no Gohonzon.

No escrito de Nichiren Daishonin Resposta ao Lorde Ueno, consta: “Atualmente, existem pessoas que têm fé no Sutra do Lótus. Entretanto, algumas crêem como chamas ardentes, enquanto outras, como água corrente. Quando as primeiras ouvem sobre o budismo, entusiasmam-se como o fogo, mas quando se afastam, são dominadas pela mente disposta a abandonar a fé. Como ‘água corrente’ significa crer continuamente sem nunca retroceder”.

Portanto, haja o que houver em nossa vida diária o mais importante é a continuidade na prática budista. O ideal seria manter a fé ardente como a chama e contínua como a água corrente.

Dessa maneira, renovamos a nossa decisão e disposição de vencer e romper todos os limites da vida diariamente, pois “não existe estratégia que supere a do Sutra do Lótus”.

Devemos nos empenhar para fortalecer a fé dia após dia, mês após mês, ano após ano. Essa é a chave para a concretização de nossos objetivos.

Todos os dias, quando recitamos daimoku, incontáveis budas e divindades celestiais — as funções protetoras do universo — estão diante do Gohonzon conosco. Nossa prática diária do gongyo e a recitação do Nam-myoho-renge-kyo ao Gohonzon é uma cerimônia que ocorre numa escala vasta e universal.

Em um discurso, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, observa: “Fé, benevolência e coragem são uma única coisa. A SGI triunfou graças à coragem. A coragem foi o que nos possibilitou abrir o amplo caminho do kosen-rufu que conhecemos hoje”.

Ele também afirma: “Fé significa uma esperança ilimitada. Podemos com a fé acumular infinitos benefícios e criar uma vida de ilimitada vitória. Nas épocas difíceis, podemos superar as dificuldades com a fé e renovar nossa determinação de dedicar a vida ao kosen-rufu. Esse tem sido o espírito da Soka Gakkai desde os primeiros dias de nosso movimento e está de acordo com o ensino de Daishonin. Essa fé e convicção tenazes no poder do Gohonzon geram a força para vencer qualquer obstáculo”.

As maldades surgem exatamente no ponto fraco das pessoas, tentando impedir a prática budista e, assim, destruir a felicidade. Por isso, devemos polir continuamente nossa fé, não descuidando um momento sequer.



Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.909, 29 set. 2007, p. A8

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;