Daimoku de fé e de prática (primeira parte)
  • CONHEÇA O BUDISMO

Daimoku de fé e de prática (primeira parte)

Uma pessoa que vive com base no daimoku não encontrará impasses

Pergunta: O que significa daimoku?

Resposta: No Glossário — Os Escritos de Nichiren Daishonin temos as seguintes definições: (1) Título de um sutra, em particular, do Sutra do Lótus, Myoho-rengue-kyo. (2) Invocação do Nam-myoho-renge-kyo no Budismo de Nichiren Daishonin.&3185;


No Sutra Fuguen, consta: “Se você deseja arrepender-se de seu mau carma, sente-se ereto e medite sobre a verdadeira entidade da vida. Então, toda a ofensa do passado dissipar-se-á como geada e como gotas de orvalho sob a luz do sol da sabedoria eterna”. No Budismo de Nichiren Daishonin, isso significa recitar daimoku com toda fé ao Gohonzon. Então, “o sol da sabedoria”, que Nichiren Daishonin revelou como o Nam-myoho-renge-kyo, manifestar-se-á em nossa vida. Com a força vital do Nam-myoho-renge-kyo, podemos experimentar os efeitos de nosso mau carma muito mais levemente e erradicá-los em um tempo incomparavelmente curto.


Pergunta: Com que postura devemos recitar daimoku para conquistar a felicidade?

Resposta: O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, explicou esse assunto aos integrantes da SGI-Peru, durante uma visita ao país: “Gostaria então de falar sobre os principais fatores para conquistar a vitória. Em primeiro lugar, está a recitação de daimoku. Podemos dizer que a alegria, a coragem, a disciplina, a disposição de crescer, a sabedoria, a saúde, enfim, tudo é obtido com a energia vital. E a fonte que produz ilimitadamente essa energia é a recitação de daimoku. Por isso, uma pessoa que vive com base no daimoku não encontrará impasses na vida.


“Haja o que houver, recitem daimoku diariamente. O daimoku é a força básica do universo. De manhã e à noite, recitem-no sonoramente ao ritmo do galopar de corcéis brancos e façam-no ressoar por todo o ambiente e dentro de vocês”.


Na mesma ocasião, respondendo a uma senhora que perguntou sobre o sentimento correto de recitar daimoku, ele afirmou:

“Orar ao Gohonzon é como dialogar com o Buda. Por isso, mantendo um profundo respeito no coração, seja sincera com o Gohonzon. Ore com toda a sinceridade por tudo o que você deseja para vencer as dificuldades e para realizar seus objetivos. O Gohonzon irá ouvi-la com profunda benevolência. Nos momentos de tristeza, de amargura ou sofrimentos, abrace firmemente o Gohonzon com sua oração como uma criança busca a proteção de sua mãe. Recite daimoku como se dialogasse e transmita tudo que se passa com você ao Gohonzon. Agindo assim, depois de algum tempo, mesmo o sofrimento no estado de Inferno desaparecerá como o orvalho sob o calor do sol. Quando perceber seu próprio erro, reflita sinceramente e corrija a si mesma. Decida não repetir o mesmo erro e assinale uma nova partida em sua vida. Nesse momento, determine que vencerá a todo o custo e ore com a força do rugido do leão que move todo o universo a seu favor. E quando vencer, ore novamente daimoku com o profundo sentimento de gratidão ao Gohonzon. Nos escritos, Nichiren Daishonin nos recomenda despertar todas as manhãs com o Buda e repousar todas as noites também com o Buda. Isso significa que uma pessoa que recita constantemente daimoku estará sempre lado a lado com o Buda e será sempre protegida por ele e pelas divindades budistas tanto nesta existência como nas futuras. Por isso, não há nada a temer. Desfrute plenamente cada momento com satisfação e tranquilidade. O daimoku transforma a amargura em alegria e a alegria num grande júbilo. Portanto, nos momentos de alegria ou de tristeza, nas horas boas ou más, haja o que houver, aconteça o que acontecer, recite sempre daimoku. Este é o caminho direto para a felicidade".


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 1.851, 15 jul. 2006, p. A5
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

Notas:

1. Glossário — Os Escritos de Nchiren Daishonin, pág. 7.

• comentários •

;