Diversidade e Igualdade sob a visão budista
  • CONHEÇA O BUDISMO

Diversidade e Igualdade sob a visão budista

Prezar a individualidade de cada pessoa e acreditar na sua condição de buda

Vivemos numa época em que a diversidade têm sido discutida amplamente. Nos livros, séries, filmes, revistas, jornais, músicas e até na roda de amigos, a diversidade é um dos temas que mais ganhou voz nos dias atuais. “Qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade”, essa é a definição da palavra no dicionário.

Já a palavra “igualdade” apresenta um significado contrário à esse, ou seja, “qualidade daquilo que é igual ou que não apresenta diferenças”. Se nos apegarmos apenas a esses conceitos, podemos acreditar que são palavras opostas. Mas pela visão budista cada palavra possui um significado muito maior e ambas se completam. Ao mesmo tempo em que somos diferentes, temos aparências, personalidades, gostos, sentimentos, crenças e uma forma de perceber a vida que são únicos, criando essa diversidade. Cada indivíduo possui dentro de si o potencial para manifestar uma condição de vida de máxima compaixão e sabedoria, que é o estado de buda, e nesse sentido, independente das nossas diferenças, somos todos iguais.  

“Demonstramos genuíno respeito e compaixão a cada indivíduo, nos concentrando em seus pontos fortes e fazemos com que evidencie a natureza de buda. [...]

Prezar cada pessoa” — nesta simples diretriz existe o ponto de partida e de chegada do kosen-rufu, abrange a filosofia de valorização da vida a qual expõe que a vida de cada indivíduo é mais preciosa que todos os tesouros do universo. Preconiza a sublime filosofia de paz considerando todas as pessoas como budas, contém a chave para a união fundamentada na crença de que o ser humano é insubstituível e possui um potencial exclusivo. Além disso, na essência desse princípio pulsam a compaixão e a coragem de não abandonar ninguém que esteja sofrendo.”
(Brasil Seikyo, 18 fev. 2017, ed. 2360, p. B1)

Prezar a individualidade de cada pessoa e acreditar na sua condição de buda, essa é a maneira que os praticantes do Budismo Nichiren baseiam sua conduta de vida.

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;