Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra e kosen-rufu
  • CONHEÇA O BUDISMO

Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra e kosen-rufu

Confira o resumo das matérias de estudo do Exame de Budismo para Admissão 2016

O objetivo da prática do Budismo Nichiren é, no plano individual, ‘atingir o estado de buda nesta existência’ e, ao mesmo tempo, assegurar a felicidade de si mesmo e a dos outros.

Nichiren Daishonin desenvolveu a orientação para a realização prática visando a felicidade de si e dos outros em meio à realidade social na forma dos princípios de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra (Rissho Ankoku)” e do kosen-rufu.


O Budismo de Nichiren Daishonin é o ensinamento que capacita as pessoas a transformar sua condição de vida e expandir o estado de felicidade absoluta nesta existência. Além disso, a partir da transformação de sua condição de vida, também visa à concretização da paz na sociedade como um todo.

Daishonin indica os princípios fundamentais para a concretização da paz no tratado Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra.

“Estabelecer o ensinamento correto” significa promover a fé e a aceitação da Lei correta do budismo como base da vida das pessoas e estabelecer este ensinamento, de respeito à dignidade da vida, como o princípio básico que rege a sociedade. “Pacificação da terra” significa concretizar a paz e prosperidade da sociedade, como também uma vida pacífica e tranquila no dia a dia de todas as pessoas.

Nichiren Daishonin considerava a presença do povo como centro da “terra” ou da nação. No manuscrito original do tratado Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra, para designar a “terra” ou nação, Daishonin utiliza diversas vezes o ideograma contendo o elemento “povo” no interior de um quadrado, ao invés da versão comumente utilizada que contém o elemento “rei”.

Daishonin salienta também que “um rei considera as pessoas de seu povo como seus fami-liares” (Oferecimentos em meio à Neve, WND, v.II, p. 809), indicando que as autoridades deveriam se fundamentar em seu povo. Além disso, afirma que um monarca que desconhece o “clamor da população” cairia nos maus caminhos (A Proteção do País, WND, v. II, p. 92).


Embora Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra seja um tratado escrito diretamente para concretizar a pacificação do Japão da época, o espírito que está em seu alicerce é a paz e a tranquilidade de todas as pessoas.

Daishonin escreveu o tratado e advertiu as autoridades governamentais com o intuito de solucionar o sofrimento das pessoas da época.

Daishonin mostrou com o seu próprio exemplo que um praticante do budismo não é aquele que ora e pratica somente para atingir o estado de buda de si próprio, mas, sim, alguém que se envolva de forma proativa nos problemas da sociedade,tendo como base o espírito e o princípio filosófico do budismo.

No tratado consta: “Se o senhor se importa realmente com a segurança pessoal, deve primeiro orar pela paz e segurança nos quatro quadrantes da terra, não é verdade?” (CEND, v. I, p. 24).

Uma postura egoísta, que desvia os olhos dos problemas da sociedade e se fecha na religião e crença, é rigorosamente repudiada no budismo Mahayana.


O objetivo do budismo é conduzir todas as pessoas à condição de vida do Buda, propagando a Lei correta que é a iluminação do Buda.

No Sutra do Lótus consta: “Após eu [o Buda] ter entrado em extinção, no último período de quinhentos anos, deve propagá-lo amplamente, em todo o Jambudvipa, e jamais permitir que ele deixe de existir, nem deve deixar que tomem vantagem demônios malignos, pessoas demoníacas, seres celestiais, deuses dragões, yaksha e demônios kumbhanda!” (“Os Feitos Iniciais do Bodisatva Rei dos Remédios”, Sutra do Lótus, cap. 23: CEND v. I, p. 770).

No Sutra do Lótus, o Buda confia a missão da ampla propagação, isto é, o kosen-rufu, nos Últimos Dias da Lei aos bodisatvas da terra, descritos como discípulos de Shakyamuni que receberam intenso treinamento de bodisatva desde o remoto passado.

Shakyamuni prediz que, após a sua morte, estes bodisatvas da terra surgirão no mundo saha e, tal como o Sol e a Lua, iluminarão a escuridão intrínseca na vida das pessoas para conduzi-las à felicidade.


Em relação à ampla propagação (kosen-rufu) da Lei Mística, Daishonin afirma no Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente: “O grande desejo é o da propagação do Sutra do Lótus [Nam-myoho-renge-kyo]” (OTT, p. 82).

Em Saldar as Dívidas de Gratidão consta: “Se a compaixão de Nichiren for realmente grande e abrangente, o Nam-myoho-renge-kyo se propagará por dez mil anos e mais, por toda a eternidade” (CEND, v.I, p. 770).

Em A Seleção do Tempo, Daishonin escreveu: “Quando eu, Nichiren, abracei pela primeira vez a fé no Sutra do Lótus, eu era como uma única gota d’água ou uma única partícula de pó em todo o Japão. Mais tarde, porém, quando duas, três, dez e, então, cem, mil, dez mil e um milhão de pessoas recitarem o Sutra do Lótus e transmitirem-no aos demais, formarão um Monte Sumeru da iluminação perfeita, um oceano do grande nirvana. Não busquem nenhum outro caminho para atingir o estado de buda!”(CEND, v.I, p. 605).

Daishonin dedicou sua vida em prol de seus discípulos e do kosen-rufu, e os encorajava in-cansavelmente para que atingissem o estado de buda.


A SGI é a harmoniosa ordem budista que herdou o espírito de Daishonin e promove o kosen-rufu, propagando a Lei Mística, conforme afirmado nos seus escritos. Daishonin escreveu: “Se tiver a mesma mente que Nichiren, o senhor deve ser um bodisatva da terra” (O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos, CEND, v.I, p. 404). Portanto, a SGI, que propaga a Lei Mística com a mesma mente de Daishonin, é a organização formada por bodisatvas da terra que possuem a missão de realizar o kosen-rufu.

Durante os 700 anos desde o falecimento de Daishonin até o surgimento da Soka Gakkai, ninguém foi capaz de propagar a Lei Mística. A Soka Gakkai realizou as profecias de Shakyamuni e de Daishonin. É justamente neste ponto que reside o fundamento do por que a Soka Gakkai surgiu com a missão de realizar o kosen-rufu, como uma organização da ordem e do desejo do Buda.



Fonte: Os Fundamentos do Budismo de Nichiren

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO,EXAME DE BUDISMO

• comentários •

;