Fico triste por não conseguir fazer shakubuku. Como devo agir?
  • CONHEÇA O BUDISMO

Fico triste por não conseguir fazer shakubuku. Como devo agir?

O volume 13 da Nova Revolução Humana relata que numa noite de 12 de outubro, o presidente Ikeda [Shin' ichiYamamoto] participou de uma reunião de palestra na cidade de Fujinomiya promovida pela Comunidade Itiba.

Um integrante da Divisão Sênior perguntou: “Meu trabalho é intenso e nem tenho dia de folga. Embora queira fazer shakubuku nos amigos não consegui ainda e estou chateado por isso”.


— Ficar incomodado por não conseguir ajudar os outros é realmente maravilhoso! É o mais nobre e respeitável dos incômodos, a manifestação da genuína compaixão. É a preocupação de um bodisatva e de um buda.

O líder continuou:

— Qual o segredo para que outras pessoas pratiquem? Determinação! Enquanto estiverem firmemente decididos vocês transformarão qualquer situação. Essa prática será compartilhada onde quer que estejam.


— O presidente Toda compreendeu a verdade suprema do Sutra do Lótus enquanto estava preso e falou aos carcereiros sobre o budismo. Primeiro, é importante orar sinceramente ao Gohonzon para conseguirem fazer shakubuku. Quando fizerem isso, aqueles que estiverem procurando o budismo aparecerão em seu ambiente. Também é fundamental que falem sobre a prática com o maior número de pessoas possível. Claro, não há garantias de que eles começarão a praticar de imediato, mas o que importa é continuar aprofundando os laços de amizade com diálogos e orar todos os dias para a felicidade dos seus amigos.


— Se plantarem as sementes e cuidarem delas sem dúvida florescem e dão frutos. Não precisam ficar impacientes. Além disso, mesmo que seus amigos não ingressem na Soka Gakkai, podem trazê-los às reuniões, estudar e recitar daimoku com eles. O importante é deixar as coisas acontecerem naturalmente, pois todos os seus esforços para propagar o Budismo Nichiren retornam na forma de boa sorte. Mesmo que não iniciem a prática, vocês terão feito a causa para sua iluminação.


Os participantes sorriram inspirados e tranquilizados com as palavras de Shin' ichi, que continuou:

— E quando alguém a quem vocês estiverem tentando fazer shakubuku decidir se tornar membro da Soka Gakkai, você experimentará um sentimento de alegria maravilhoso e espontâneo. Difundir os ensinamentos de Daishonin e ajudar cada pessoa a mudar sua vida num nível fundamental é um bem supremo que garante um futuro de felicidade eterna e de compaixão milhões de vezes maior que fazer caridade.



Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.217, 01 mar. 2014, p. A4

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;