Fugir? Não!
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Fugir? Não!

Mudança de paradigma: otimismo em meio à realidade esmagadora

Mundo saha [lê-se “sarra”] é este mundo em que vivemos caracterizado por egoísmo, ira, avareza, estupidez etc.

Na versão chinesa dos escritos budistas, saha é traduzido como “resistência”. Mundo saha sugere que as pessoas que vivem neste mundo devem resistir aos sofrimentos.


Perseguem os justos

É também um mundo de injustiça no qual os valores são invertidos e os justos são perseguidos: “É uma terra habitada por pessoas de pouca capacidade, que não conseguem aceitar algo por seu verdadeiro valor. Ao contrário, no mundo saha as pessoas tendem a perseguir os justos”.


Mundo embrutecido

Vivemos num ambiente tão de cabeça para baixo que neste mundo saha, “aqueles que deixam os próprios interesses de lado e se dedicam a ajudar os outros a se tornarem felizes são caluniados e atacados. Vivemos num mundo realmente ‘embrutecido’”.


A natureza do mundo

Os noticiários diários completam o cenário com histórias de corrupção, violência, etc.

Pior ainda são o medo e a sensação de impotência e inoperância diante de grandes instituições, de líderes poderosos que manipulam e usam as pessoas como coisas e mantêm-se impunes.


A pergunta é o que fazer? Fugir? Não!

A situação está caótica há muito tempo! Há 2.500 anos, por exemplo, o príncipe Sidarta Gautama se deparou com um cenário muito semelhante.

A busca dele foi intensa e resultou na sua iluminação sobre uma forma poderosa de entender o mundo: “O budismo não está separado da realidade mas sim está dentro dela, confrontando o sofrimento humano e ensinando como superá-lo”.


Mudança de paradigma

Numa primeira etapa o Buda ensinou provisoriamente que o mundo saha é um lugar indesejável, cheio de pessoas de extrema maldade. Mas no Sutra do Lótus tudo mudou.


No capítulo “Extensão da Vida”, o mesmo que recitamos no gongyo, ele afirma que este mundo saha é a terra pura onde o Buda habita eternamente.


Isso quer dizer que os budistas são “anestesiados” e vivem neste mundo “cegos” para as mazelas? Não, absolutamente não.


Mudança do coração

A visão revolucionária do budismo ensina que no meio de um lamacento lago nasce a mais bela flor de lótus. O budismo ensina você a ser a “flor de lótus” da esperança, da coragem e do incentivo que se levanta no lamaçal do mundo atual e inicia com forte senso de responsabilidade a sua mudança — revolução humana —, da sua família e do mundo à sua volta.


Espírito de shakubuku

“Não há ninguém neste mundo saha que não tenha preocupação ou dificuldade. Por essa razão, o Buda não fica sem incentivar as pessoas, e não deixa de salvá-las. Este é o espírito de shakubuku”, nos diz Josei Toda.


Compaixão

Qual o elemento capaz de mudar a forma de enxergar o mundo? A compaixão. Ao recitar o Nam-myoho-renge-kyo diante do Gohonzon você se descobre vivo, entusiasmado, renascido para si mesmo e pronto para enfrentar as dificuldades. Olha ao redor e percebe as pessoas nadando no sofrimento — não há como ficar calado nem parado.


Começa com você

Este mundo é o local ideal para viver na mais elevada condição de vida. Comece com você. Revitalize cada indivíduo à sua volta compartilhando sua alegria de recitar Nam-myoho-renge-kyo. A SGI é uma rede mundial de incentivos.


Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 2.224, 18 abr. 2014, p. A4
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