1871
6 de junho

Tsunesaburo Makiguchi

Tsunesaburo Makiguchi Fundador e primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi é, acima de tudo, um educador preocupado com a reforma da sociedade e acredita que a educação é o melhor meio para isso.

ler mais
1900
11 de fevereiro

Josei Toda

Josei Toda Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, nasce em 11 de fevereiro de 1900, na província de Ishikawa, Japão. Menino inteligente, é o filho mais novo de uma família numerosa.

ler mais
1905

Teoria da relatividade

Teoria publicada por Albert Einstein que substitui os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada

1906
23 de outubro

14-bis

O 14-bis foi um avião híbrido construído pelo brasileiro Alberto Santos Dumont que fez seu primeiro voo na cidade de París, França.

1914
28 de julho

Primeira Guerra Mundial

Eclodiu-se o conflito que envolveu as grandes potências de todo o mundo, organizadas em duas alianças opostas: Aliados e Impérios Centrais

1916
maio

Jogos Olímpicos de Berlim cancelados

Os Jogos da VI Olimpíada da Era Moderna nunca foram realizados, devido à Primeira Guerra Mundial. Os jogos seriam realizados em Berlim, Alemanha.

1920

Encontro de Makiguchi e Toda

Encontro de Makiguchi e Toda Após algum tempo ao se mudar para Tóquio, Josei Toda consegue um trabalho na escola em que Makiguchi é diretor. Impressionado com as ideias de Makiguchi, ele logo se torna seu discípulo, iniciando assim uma jornada conjunta como educadores, cultivando os mesmos ideias pela reforma educacional.

1922

Instituição da URSS

União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi um Estado socialista que uniu várias repúblicas e surgiu da Revolução Russa de 1917.

1928

Conhecendo o Budismo de Nichiren Daishonin

Makiguchi e Toda são introduzidos ao Budismo de Nichiren Daishonin onde encontram valores que se tornariam essenciais para a filosofia de vida e da educação

ler mais
2 de janeiro

Daisaku Ikeda

Daisaku Ikeda Quinto de oito irmãos, Daisaku Ikeda nasce numa família muito pobre, vivida no bairro de Kamata, Tóquio. A extrema debilidade física o leva a buscar respostas quanto às questões da vida e da morte.

ler mais
1929

Grande Depressão

Também conhecida como Crise de 1929, foi uma depressão econômica que persistiu ao longo de uma década, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial.

1930
18 de novembro

Educação Soka

Makiguchi acumula vasta experiência na área da educação. Como resultado, escreve Soka Kyoikugaku Taikei [Teoria do Sistema Pedagógico de Criação de Valor], na qual consta o nome Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valor)

ler mais
18 de novembro

Fundação da Soka Kyoiku Gakkai, atual Soka Gakkai

ler mais
1939

Segunda Guerra Mundial

Conflito global que envolveu as grande potências, organizadas em duas alianças militares: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história com mais de 100 milhões de militares.

1943
junho

Imposição do regime militar japonês

ler mais
1945
24 de outubro

Fundação da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada após o término da Segunda Guerra Mundial para promover a cooperação internacional e impedir outros conflitos mundiais.

6 de agosto

Bomba atômica em Hiroshima

A primeira bomba nuclear, chamada Little Boy, foi detonada sobre a cidade japonesa de Hiroshima.

9 de agosto

Bomba atômica sobre Nagasaki

Três dias após a primeira bomba ser detonada em Hiroshima, os Estados Unidos explode a segunda bomba sobre a cidade de Nagasaki, no Japão.

3 de julho

Libertação da prisão de Josei Toda

ler mais
1947
14 de agosto

Conhecendo o Budismo de Nichiren Daishonin

Conhecendo o Budismo de Nichiren Daishonin O jovem Daisaku Ikeda com 19 anos foi convidado por amigos para participar em uma das reuniões que Josei Toda, então presidente da Soka Gakkai, promovia para ensinar sobre o budismo.

ler mais
24 de agosto

Daisaku Ikeda converte-se ao Budismo de Nichiren Daishonin

Dez dias após o primeiro encontro com Josei Toda, Daisaku Ikeda converte-se ao Budismo de Nichiren Daishonin

ler mais
1949
1 de outubro

Mao Tsé-Tung funda a República Popular da China

Após a Revolução Chinesa, Mao Tsé-Tung estabelece o controle central sobre os territórios chineses e funda a República Popular da China. Sua contribuição teórica para o marxismo-leninismo, estratégias militares e políticas são conhecidas como maoísmo.

1951
3 de maio

Josei Toda assume como segundo presidente da Soka Gakkai

Josei Toda assume como segundo presidente da Soka Gakkai A saga do 3 de Maio começa em 1951 quando Josei Toda assume, nesse dia, a segunda presidência da Soka Gakkai.

ler mais
1957
8 de setembro

Declaração pela Abolição das Armas Nucleares

Declaração pela Abolição das Armas Nucleares Josei Toda profere a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, qualificando como demoníaco aquele que as utilizasse, mesmo que para propósitos defensivos. Ele delega aos jovens a missão de erradicar todo o mal e toda a injustiça que ameaçam a vida no planeta.

ler mais
1958
2 de abril

Falecimento de Josei Toda

O falecimento de Josei Toda ocorreu poucos dias depois da memorável cerimônia do Dia 16 de Março, quando ele transferiu a missão da concretização da paz mundial para os jovens.

ler mais
1960
3 de maio

Daisaku Ikeda assume como terceiro presidente da Soka Gakkai

Daisaku Ikeda assume como terceiro presidente da Soka Gakkai Aos 32 anos, Daisaku Ikeda torna-se o terceiro presidente da Soka Gakkai

ler mais
2 de outubro

Dia da Paz Mundial

Dia da Paz Mundial Daisaku Ikeda inicia as viagens fora do Japão, iniciando a propagação do Budismo de Nichiren Daishonin pelo mundo

ler mais
19 de outubro

BSGI

BSGI Durante sua primeira viagem ao exterior, apesar de seu frágil estado de saúde, o presidente Ikeda visitou o Brasil, chegando, no dia 19 de outubro de 1960, ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde foi recebido por cerca de 40 praticantes do budismo que haviam imigrado para o país.

ler mais
1964
1 de abril

Ditadura Militar no Brasil

A ditadura militar no Brasil foi o regime instaurado em 1º de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o presidente da época, João Goulart.

1965
3 de maio

Início dos trabalhos da Editora Brasil Seikyo

Com o propósito de publicar as escrituras de Nichiren Daishonin e as orientações do presidente Ikeda em português, surgiu o primeiro boletim da Editora Brasil Seikyo (EBS).

ler mais
1966
10 de março

Segunda visita de Daisaku Ikeda ao Brasil

Segunda visita de Daisaku Ikeda ao Brasil Seis anos após a primeira visita, o presidente Ikeda volta ao Brasil para o reencontro com os associados brasileiros. No entanto, a segunda visita foi marcada também pela constante vigilância policial devido à ditadura militar do país.

ler mais
1969
20 de julho

Apollo 11

Com seus três tripulantes a bordo, a Apollo 11 foi lançada de Cabo Canaveral, EUA, às 13:32 de 16 de julho sob o olhar de centenas de milhares de espectadores de todo o mundo. A missão teve oito dias de duração e duas horas e quarenta e cinco minutos de caminhada dos tripulantes na Lua.

1975
26 de janeiro

SGI

SGI A Soka Gakkai Internacional (SGI) é fundada na ilha de Guam, nos EUA, em 26 de janeiro de 1975, como uma instituição mundial que agrega as organizações (Soka Gakkai) de cada país e território.

ler mais
1984
19 de fevereiro

Terceira visita de Daisaku Ikeda ao Brasil

Terceira visita de Daisaku Ikeda ao Brasil Após 17 anos de espera, o presidente Ikeda retorna ao Brasil para o reencontro com os associados brasileiros.

ler mais
1993
9 de fevereiro

Quarta visita de Daisaku Ikeda ao Brasil

Quarta visita de Daisaku Ikeda ao Brasil O presidente Ikeda desembarca no dia 9 de fevereiro de 1993 no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, onde é recebido por inúmeras personalidades, entre elas o então presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Austregésilo de Athayde.

ler mais
1994

Fim do apartheid

O apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

2013
18 de novembro

Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu

Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu O Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, localizado em Shinanomachi, Tóquio, Japão, foi inaugurado em 18 de novembro de 2013.

ler mais
2015
19 de outubro

55 anos de fundação da BSGI

A BSGI completa oficialmente 55 anos de fundação, ocorrida quando o presidente Ikeda veio pela primeira vez ao Brasil para concretizar o sonho de seu mestre, Josei Toda, em propagar as sementes do Budismo de Nichiren Daishonin.

ler mais
FIM