Mude a sua determinação
  • CONHEÇA O BUDISMO

Mude a sua determinação

Quer transformar sua vida? Decida que sim; e recite Nam-myoho-renge-kyo com essa paixão. E (importante) não deixe que nada abale sua confiança.


“Três mil mundos num único momento da vida” (ichinen sanzen), assim como citou Antonio Nakamura em seu texto é um princípio budista proposto por Tiantai que explica com perfeição a relação entre a ‘possessão mútua dos dez mundos’, ‘os dez fatores’ e os ‘três princípios da individualização da vida’.

Parece complicado mas não é: cada instante da vida (ichinen) incorpora três mil mundos (sanzen). Isso explica o mecanismo que transforma o destino a partir da mudança imediata do ichinen, da determinação, do foco, da vontade. A mudança no ichinen impacta todos os aspectos da sua vida.


Neste momento, não vamos fazer contas para entender a multiplicação para chegar aos “três mil mundos”. Vamos falar sobre a revolução humana e a transformação do destino. Basta entender que esse princípio “evoca a miríade de formas que a vida toma e expressa a totalidade dos fenômenos”.


O Buda é genial porque compreendeu como a vida funciona (e como as coisas se transformam): “O budismo nos oferece uma análise extensa e profunda da totalidade da vida e revela sua profundidade, amplitude, expansão, dinâmica e energia motivadora, além da lei da simultaneidade da causa e efeito”. O Buda revelou todos os mecanismos dos “belos trabalhos da mente”.


“Três mil mundos num único momento da vida” diz respeito a você. Ele explica que você tem um poder extraordinário, milhares de vezes maior do que imagina. Saber disso é inspirador. Aplicar é sensacional.


Tenha certeza: as coisas mudam se você mudar seu     estado de ânimo diante das coisas. Mãos à obra: encha-se de esperança e mude o foco do seu coração — dos problemas (lamentação, carma etc.) para o Gohonzon (que é, vejam isso, o ‘ichinen sanzen real’ — sim, o Gohonzon é a materialização desse revolucionário princípio).


É irresponsabilidade tratar seus problemas como algo sem relação com você. Isso gera escapismos, desculpas, fé em terceiros. Ichinen sanzen é ter fé sincera de que a responsabilidade por mudar sua vida é totalmente sua. Portanto, recite daimoku ao Gohonzon com coragem, esperança e responsabilidade. Aí, sua mente será tocada em toda sua amplitude pela energia do estado de buda e os fenômenos (todos) serão iluminados pela alegria transformadora do Nam-myoho-renge-kyo.


Tudo fica tão claro e aplicável que emociona. Decida que vai mudar (“Chega!”). Decida de quem é a responsabilidade pela mudança (“Agora é comigo!”). Decida qual é seu foco mental (“O Gohonzon é meu objeto de devoção. Tudo começa com daimoku”). E faça isso com alegria (“Não estou sozinho. Minha vitória vai inspirar todos ao redor”). Mesmo em momentos difíceis, sua calma e vivacidade contagiam a tudo.


Ichinen sanzen se resume a uma coisa: não há tempo a perder, cada instante é importante. Faça do kosen-rufu seu desejo e missão e seja feliz provocando uma reação em cadeia da felicidade.



Fonte: BS, ed. 2.243, 13 set. 2014

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;