Nascer de novo!
  • CONHEÇA O BUDISMO

Nascer de novo!

O Gohonzon é a lei da transformação dos fenômenos e do destino

Orar ao Gohonzon, ter gratidão e orgulho por tê-lo consagrado em casa e, ainda, lutar com entusiasmo pela ampla propagação dele são os ingredientes da felicidade absoluta.


A fé budista não é paliativa. É uma poderosa força para nunca mais tal problema aparecer. É bobagem usar estratégias próprias que apenas mudam parcialmente as coisas.

Bom mesmo é eliminar o problema para sempre: “Ao resolver uma questão por meio de estratagemas ou manobras, certamente sofrerá novamente com o mesmo problema. Somente quando solucioná-lo por meio da fé, transformará o destino. O fundamental é direcionar sempre para o Gohonzon”, cita o presidente Ikeda.


Este inigualável objeto de devoção funciona para você e vai funcionar para todos. Porque cada pessoa é igualmente nobre na sua infinita capacidade de ser feliz e fazer os outros felizes. Não há exceção!

O budismo na SGI é uma religião mundial porque põe em prática a dignidade total da vida de cada pessoa.

Desprezar e manipular mesmo que uma pessoa é o mesmo que fazer isso com a humanidade inteira.


Kosen-rufu é zelar, cuidar, capacitar e iluminar cada pessoa a nossa volta. Não há descanso enquanto houver alguém neste mundo sofrendo e inconsciente da sua nobreza.

O presidente Ikeda diz: “Orar com sinceridade e determinação ao Gohonzon tem o poder de mover absolutamente tudo”.


Gohonzon é a fé do buda Nichiren Daishonin. Ele, um pacifista, sofreu os atos mais desprezíveis: descaso, perseguição, discriminação, traição, exílio, sentença de morte, violência. O cenário em torno de Daishonin era o mais desfavorável possível. Ele não tinha cargos, não fazia conchavos: era um homem íntegro portador de um juramento: “farei todas as pessoas felizes”.

Exatamente por não recuar, ele era perseguido das formas mais cruéis. Pessoas de bem são pisoteadas num mundo dominado pelo egoísmo e pela ânsia de poder das autoridades.


Contra todas as probabilidades, Nichiren sobreviveu; e venceu. O estado de vida que permite tal vitória contra o impossível foi estampado por ele no Gohonzon. A partir daquele momento estava disponível a todos a mesma condição de vida do buda. A SGI é a herdeira direta desse desejo do buda e por isso tem como missão proteger e propagar o Gohonzon.


Gohonzon é a força para confrontar os tufões do destino!

“Mesmo que esteja diante de uma situação desesperadora que pareça um muro intransponível, se confrontá-la com o daimoku ao Gohonzon, sem falta fará sua revolução humana e abrirá o caminho da transformação do destino”, cita o líder da SGI.

Gohonzon é força contra o medo, é esperança que elimina qualquer possibilidade de derrota, é a vitória sobre a injustiça.


Gohonzon é a vitória sobre o improvável. Nichiren pôs no papel com perfeição e precisão o seu maior segredo: como ter forças e vencer quando todas as probabilidades dizem o contrário.


Ter fé no Gohonzon é manter contato direto e sem ruído com a mesma força do buda. Isso garante força e alegria de viver.

“Mesmo que as coisas não ocorram como deseja, mesmo que depare com espessas paredes, basta que ore tudo ao Gohonzon. Sem jamais fraquejar nem desanimar, continue a orar firme e resolutamente”, afirma o presidente Ikeda.


“Ore tudo ao Gohonzon”: do começo ao fim dos seus objetivos a estratégia central deve ser, em primeiro lugar, a firme oração.

Ao nascer, o sol rompe a escuridão, expulsando a noite. A noite pode ter sido péssima, mas a luz da manhã renova por completo as possibilidades de uma nova vida. Assim é o Gohonzon: é um imenso sol que, por meio da fé, nasce no coração.


Não importa quanta negatividade, nem quanto medo e culpa estejam rondando sua mente: a fé no Gohonzon imediatamente faz emergir um grande sol de esperança e coragem.

O acúmulo de ações negativas, o cansaço e as derrotas acumuladas ao longo dos anos podem fazer você criar “vícios de derrota”: sutilmente vai perdendo a energia diante de novos desafios. Mas ter Gohonzon é o oposto disso; não importa o passado: ao ter a fé correta, brota agora a energia vital de quem acabou de nascer!


Imagine a leveza, a força e a sensação de poder mental se você renascesse “novinho em folha” neste exato momento. Sem nada para pagar e com um futuro radiante pela frente: Isso é Gohonzon: “a disposição e o entusiasmo de ter renascido agora”.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.204, 23 nov. 2013, p. A4

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO,GOHONZON

• comentários •

;