O lugar em que está é a terra do buda
  • CONHEÇA O BUDISMO

O lugar em que está é a terra do buda

Mudar o conturbado cotidiano é ter energia e benevolência para, em qualquer situação, continuar acreditando em você e nas pessoas

Ao explanar o escrito de Nichiren Daishonin O Inferno é a Terra da Luz Tranquila, o presidente Ikeda cita seu mestre, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.


Toda sensei [mestre] vivia uma situação infernal que incluía a falência das suas empresas e a debilidade da sua saúde. Por causa disso, teve até de renunciar ao cargo de diretor-geral da Soka Gakkai visando proteger a organização.


Não ceder ao pessimismo

Numa situação “sem saída”, qual era a condição de vida do Sr. Toda? Não importando a gravidade da situação, ele continuava a ensinar o Gosho [escritos] determinado: “Dedicarei cada gota de minhas energias àqueles que quiserem estudar, mesmo que seja uma única pessoa”.


Eu me preocupo com vocês

Nessa época de dificuldades extremas ele também declarava com altivez: “Mesmo que eu caia no inferno, não me preocuparia o mínimo. Simplesmente transmitiria o ensinamento correto aos que estivessem ali e transformaria o lugar na terra da luz tranquila. Porém, preocupo-me com o que possa acontecer a vocês que são principiantes na fé”.


Aos iniciantes

O objetivo da prática budista é sentir alegria em qualquer situação, positiva ou negativa. Todos têm uma poderosa força interior que, se aflorada, consegue tornar a pessoa inabalável. Mas é necessário um mestre da fé que nos ensine a acreditarmos nisso e a mantermos a fé por toda a vida nesses princípios.


Energia e benevolência

O presidente Ikeda relembra: “Por piores que fossem as adversidades enfrentadas, por mais exausto que estivesse, o Sr. Toda munia-se de energia e benevolência, com o desejo de encorajar os que possuíam espírito de procura, seja um membro combatendo o carma negativo e querendo orientações na fé, seja um jovem ansiando por aprender sobre o budismo".


Um sentido para vida

Uma pessoa transbordante de energia e benevolência enfrenta com maestria qualquer situação. A energia é a força vital que abrilhanta os dias e enche o coração de coragem. E a benevolência dá o sentido da vida porque faz da missão de incentivar outras pessoas o sentido da sua vida e a força propulsora da vitória.


Incentive seus amigos

Transformar o “inferno” do cotidiano na terra da luz tranquila é ter energia e benevolência para, em qualquer situação, você continuar acreditando em você e nas pessoas e continuar incentivando-as.


O presidente Ikeda relata que uma ex-recepcionista do Edifício Itigaya (no qual Josei Toda trabalhava nessa época) se lembra de que muitas pessoas iam até o escritório da Soka Gakkai dialogar com o Sr. Toda. “Chegavam cabisbaixos e esgotados por causa dos problemas e preocupações mas saíam outra pessoa, com um sorriso brilhante estampado no rosto. Conforme conta essa senhora, a transformação inexplicável sempre a deixava impressionada".


Senso de missão

O que o dotava dessa força descomunal era seu senso de missão. A situação externa era deplorável mas seu coração ardia de senso de missão e nada o pararia em seu objetivo de conduzir as pessoas à felicidade. Isso remete a famosa frase: “Não obstante o que aconteça, continue recitando o Nam-myoho-renge-kyo”.


Em qualquer situação que você esteja, recite abundantemente o Nam-myoho-renge-kyo com a certeza de que o mesmo estado de vida do mestre também existe em você! E se dedique em compartilhar essa certeza de vitória com seus amigos e familiares. Seu ambiente, será, então, convertido na terra do incentivo, da alegria e da união. E começará a girar a engrenagem poderosa da transformação cármica.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.173, 29 mar. 2013, p. A4
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;