O objetivo é a felicidade
  • CONHEÇA O BUDISMO

O objetivo é a felicidade

Texto extraído e adaptado do diálogo entre o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, e o Dr. Austregésilo de Athayde, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), publicado no jornal Brasil Seikyo, ed. 1.212, 26 fev. 1993, p. 4.

Qual é o objetivo da vida? É a felicidade. Tanto no budismo quanto na prática da fé, o objetivo é conquistar a felicidade. Nichiren Daishonin afirma em sua escritura: “Não há felicidade maior para os seres humanos do que recitar o Nam-myoho-renge-kyo. O sutra diz: ‘...onde os seres vivos vivem felizes e tranquilos’. Que outro significado essa passagem poderia ter senão a alegria ilimitada da Lei?’” (CEND, v. I, p. 713). Podemos dizer que a palavra “felizes” indica viver com toda a liberdade e o termo “tranquilos” que dizer desfrutar inteiramente as alegrias da vida.

Quando se possui forte energia vital e abundante sabedoria, pode-se vencer prazerosamente as mais diversas dificuldades da vida, como um surfista aproveita as grandes ondas para alcançar a satisfação da prática do surfe ou como um alpinista desafia íngremes montanhas pelo prazer de escalá-las e atingir o topo de cada uma.

Nichiren Daishonin afirma que não há felicidade maior do que recitar o Nam-myoho-renge-kyo porque a Lei Mística é a fonte básica da energia vital e da sabedoria. A vida é rigorosa. Desafiar corajosamente essa rigorosidade e comprovar a vitória na vida diária, no trabalho, na escola ou no lar, e continuar vencendo — essa “ilimitada ascensão” tem como força propulsora o budismo e a prática da fé.

Uma pessoa que possui “sabedoria” e “energia vital” originadas da prática da fé se torna capaz de conduzir a vida para um rumo melhor, para uma direção cada vez mais sólida. Isso não é ilusão — é vitória e mais vitória que realmente ocorrem. O verdadeiro e sábio praticante é aquele que consegue introduzir a si mesmo nesse ritmo.

O presidente Makiguchi costumava dizer: “Criar o supremo valor e conquistar a suprema felicidade — eis o objetivo da vida”. O nome “Soka Gakkai” significa “organização que cria o supremo valor e realiza a suprema felicidade”. Portanto, o objetivo da vida consiste em realizar a suprema felicidade, isto é, a felicidade absoluta. Em outras palavras, a felicidade absoluta é aquela que emana de dentro de si mesmo, não se altera com o passar do tempo, continua eternamente e não é influenciada por qualquer circunstância externa da vida. Não é algo temporário como posição social, fama ou fortuna. É uma “posição na vida” em relação à “Lei” que se alcança com base nessa “Lei” e que se torna eterna junto com a “Lei”, podendo viver como eternos “soberanos da vida”.

Meu maior desejo é que os senhores possam desfrutar uma vida plena de satisfação, e que possam dizer “Minha vida é realmente plena de felicidade”, “Eu não tenho nenhum arrependimento” e “Minha vida é de completa satisfação”.

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;