O que é sinceridade no Budismo Nichiren?
  • CONHEÇA O BUDISMO

O que é sinceridade no Budismo Nichiren?

É agir de acordo com a verdade para tocar o coração das pessoas

A pessoa sincera é aquela que age conforme suas palavras. Ou seja, é tornar real seu juramento ao mestre. O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, explica: “O caractere chinês que designa ‘sinceridade’ (makoto, em japonês) é formado por dois ideogramas que juntos significam literalmente ‘viver de acordo com as próprias palavras’. Conforme definição encontrada no dicionário, quer dizer ‘agir com integridade’. A sinceridade requer ação.


A vida do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, foi uma perfeita incorporação da sinceridade — pois ele compartilhou a visão de seu mestre e fez o próprio juramento como discípulo“.


Na história do Budismo Nichiren, um exemplo de sinceridade é o da discípula Senniti-ama. Quando o buda Nichiren Daishonin estava exilado na Ilha de Sado, Senniti-ama e seu marido, Abutsu-bo, arriscaram a vida para levar alimentos e outras doações ao Buda. Depois que Daishonin foi para o Monte Minobu, Senniti-ama continuou enviando oferecimentos a ele por intermédio do seu marido.


A ação desses discípulos estava embasada na mais pura sinceridade e no desejo de oferecer o melhor ao mestre. Por outro lado, Nichiren Daishonin enviou cartas a Senniti-ama expressando sua sincera gratidão pelos oferecimentos. Ele diz que a atitude dela é como se sua própria mãe tivesse renascido naquela inóspita ilha.


Atualmente, o presidente Ikeda direciona seus discípulos a manifestar a pura sinceridade para tocar o coração das pessoas e agir em prol do kosen-rufu. Ele afirma: “É por meio da voz que nosso sincero desejo pela felicidade dos amigos é expresso. Quando as palavras dos líderes estão imbuídas de sinceridade, eles transformam o coração das pessoas e os enchem de energia e alegria”.


Fonte:
Terceira Civilização, ed. 525, 12 maio 2012, p. 14
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;