Podemos praticar o budismo e outras religiões ao mesmo tempo?
  • CONHEÇA O BUDISMO

Podemos praticar o budismo e outras religiões ao mesmo tempo?

Independentemente dos desafios, a prática do budismo nos assegura a edificar uma condição de vida inabalável

Nichiren Daishonin diz: “Alguns dos meus discípulos fingem ser bem versados no budismo, mas suas ações mostram o contrário. O Nam-myoho-renge-kyo é o núcleo do Sutra do Lótus. Ele é como a alma de uma pessoa.


Misturar outro ensinamento com o Nam-myoho-renge-kyo é uma séria ofensa. (...) Uma lanterna é inútil quando o sol se levanta. Como poderiam as gotas de orvalho serem úteis quando cai a chuva? Haveria necessidade de alimentar um bebê recém-nascido com algo que não seja o leite materno? O bom remédio atua por si só; não há necessidade de outro remédio”.


O ato de recorrer a outras práticas religiosas pode ter em sua raiz a incompreensão da dinâmica budista. O estudo dos escritos de Nichiren Daishonin (Gosho) e os direcionamentos do presidente Ikeda servem como bússola para o aprimoramento da fé.


Compreensão do budismo

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, salientou: “Espero que vocês empenhem esforços ainda maiores no estudo do budismo, na fé e no autoaprimoramento. Se fizerem isso, nunca serão influenciados por nenhum problema que enfrentar”. Em outra ocasião o presidente Ikeda exclamou: “Por que a Soka Gakkai baseia suas atividades no Gosho? Porque sem a espada afiada do estudo do budismo não podemos cortar os obstáculos e as dificuldades. Espero que todos vocês (...) continuem a se desenvolver como mestres espadachins, aprimorando sua arte e se esforçando para pôr o estudo do budismo em ação na vida diária”.


Exercício da fé

A percepção de que a felicidade e o sofrimento residem no interior de cada indivíduo só é alcançada com a sincera dedicação ao exercício da fé, da prática e do estudo.


A condição de suportar e enfrentar a fraqueza interna, com base na prática budista, transformando o eu menor em um eu maior, é o que capacita o ser humano a vencer todos os tipos de sofrimento. O presidente Josei Toda assegurou: “A fé busca a razão e a razão aprofunda a fé” e “Por meio do estudo se aprofunda a fé, e, por isso, produzimos o benefício".



Construir um brilhante futuro

Independentemente dos desafios, a prática do budismo nos assegura a edificar uma condição de vida inabalável. No sutra Contemplação da Mente como Solo consta: “Se deseja saber que causas foram feitas no passado, observe os resultados que se manifestam no presente. E se deseja saber que resultados serão manifestados no futuro, observe as causas que estão sendo feitas no presente”.


Esta frase nos mostra que é o presente que transforma o passado e é o presente que constrói o futuro. A prática do Budismo de Nichiren Daishonin nos possibilita fundamentar a vida com valores legítimos e com a imutável relação de unicidade com o Mestre e conduzir uma existência de verdadeira felicidade.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.336, 20 ago. 2016, p. A8
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;