Por que o Sutra do Lótus é o "rei dos sutras"?
  • CONHEÇA O BUDISMO

Por que o Sutra do Lótus é o "rei dos sutras"?

Na Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, comenta que existem três tipos de Sutra do Lótus. Quais são eles?

O primeiro é o Sutra do Lótus de Shakyamuni, ou o sutra de vinte e oito capítulos de mesmo nome. O presidente Ikeda explica que esse Sutra do Lótus beneficiou as pessoas durante a existência de Shakyamuni e durante os Primeiros Dias da Lei. Contudo, atualmente, nos Últimos Dias, mesmo que conduzíssemos as práticas dos Primeiros Dias de ter e recitar esse sutra e de copiá-lo, não obteríamos nenhum benefício. As pessoas tendem a pensar superficialmente que a recitação dos capítulos Hoben e Juryo recitados durante a prática do gongyo de manhã e à noite derivam dessa prática, contudo ela tem um significado diferente.

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, explica: “O Sutra do Lótus dos Médios Dias da Lei é o Maka Shikan (Grande Concentração e Discernimento) de Tiantai. O Sutra do Lótus para esta época dos Últimos Dias da Lei é o Nam-myoho-rengue-kyo, os ‘sete caracteres do Sutra de Lótus’ ocultos nas profundezas do capítulo Juryo. (...)

“Além desses, há um outro Sutra do Lótus que, apesar de não ter sido possível comprová-lo historicamente de forma precisa, foi igualmente reconhecido por Nichiren Daishonin, Shakyamuni, Tiantai e Dengyo; trata-se do ‘Sutra do Lótus de vinte e quatro caracteres’ exposto pelo Bodisatva Fukyo”.

O presidente Toda explica que apesar das diferenças da época e da forma como o ensinamentos foi expresso, todos eram na realidade o mesmo Sutra de Lótus. Ele se referia a isso com a expressão “vários tipos de Sutra do Lótus”.

Portanto, o Sutra do Lótus não é simplesmente o “Sutra do Lótus de Shakyamuni”. É também o “Sutra do Lótus de Tiantai” e o “Sutra do Lótus do Bodisatva Fukyo”.


Segundo o presidente Ikeda, é fato de que “todos têm igualmente o potencial para tornar-se buda”. Mas, “enquanto Shakyamuni expressou-o como o ‘Sutra do Lótus de vinte e oito capítulos’, Nichiren Daishonin, para fazer com que todas as pessoas dos Últimos Dias atingissem o estado de buda, revelou o princípio último do Sutra do Lótus como Nam-myoho-renge-kyo", completa.

“Na obra Hokke Shuyo Sho (A Essência do Sutra de Lótus), Daishonin diz: ‘Nichiren ignora o genérico e superficial e seleciona o essencial. A essência são os cinco caracteres do Myoho-renge-kyo transmitidos ao Bodisatva Jogyo’.

“Os cinco caracteres do Myoho-renge-kyo, os quais constituem a essência do Sutra do Lótus, que é o Nam-myoho-renge-kyo dos Três Grandes Ensinos Fundamentais, é o Sutra do Lótus apropriado para esta época dos Últimos Dias da Lei’”.



Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1. 874, 01 jan. 2007

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO,SUTRA DO LÓTUS

• comentários •

;