Princípios imutáveis para a vitória completa
  • CONHEÇA O BUDISMO

Princípios imutáveis para a vitória completa

Reconstruir o destino, ser feliz e realizado é o maior desafio de todo ser humano

Para deixar claro o propósito e o sentido da vida e ainda expor os meios concretos para uma vida épica, Ikeda sensei ensina sobre as cinco diretrizes especialmente no recente livro Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai lançado pela EBS.

No texto, foram utilizados trechos do livro.


Harmonia familiar

Pertencemos à família Soka. Estamos ligados pelo laço de vida mais profundo e belo de todos — nosso juramento do “tempo sem início”. Em nossa família de criação de seres humanos de valor um compartilha as adversidades do outro, um enaltece e elogia o crescimento do outro; os membros se unem para vencer dificuldades e se estimam. Eles transformam queixas em oração, críticas em incentivos e dividem alegrias e tristezas. São a fonte de esperança para a mudança de nossa localidade e comunidade. A construção de famílias genuinamente harmoniosas é a chave da construção de uma sociedade de fato pacífica.


Felicidade

Estamos agora na nova era do kosen-rufu mundial, na qual ondas de alegria emanadas da “prática da fé para conquistar a felicidade” estão transcendendo fronteiras étnicas e barreiras de idiomas e se propagam por todo o planeta. Estamos nos empenhando para começar a era da vitória do povo na qual a humanidade como um todo conquiste a felicidade.


Constrói-se a felicidade por meio de esforços firmes e constantes a cada dia. E a base da nossa vida, que é voltada para a concretização da felicidade, é nossa inigualável prática diária da recitação do Nam-myoho-renge-kyo.


Vencer dificuldades

Todos os que trilham o caminho de mestre e discípulo, consagrado ao kosen-rufu, são reis leões. Eles desfrutam a vida ao máximo, sem medo, e iluminam a sociedade e o mundo com inspiradora sabedoria.


A correta fé no Budismo de Nichiren Daishonin nos proporciona as asas da coragem, da felicidade e da vitória por toda a eternidade. Quanto mais ferozes os ventos da adversidade, mais alto alçaremos voo pela amplidão do céu e elevaremos nosso estado de vida com total tranquilidade e ilimitada alegria.


Consolidemos uma vida de vitórias magníficas suplantando todos os obstáculos de modo que possamos declarar: "Eu venci!", "Nós vencemos!". Toda sensei [segundo presidente da Soka Gakkai] com certeza ficará imensamente feliz com o relato de nossa vitória.


Boa saúde e longevidade

Não existe idade de aposentadoria na fé. Um texto budista afirma que o ser humano pode viver até os 120 anos. Dedicar-se entusiasticamente às atividades da SGI é o caminho para uma vida de suprema saúde e longevidade. Avançar todos os dias pelo kosen-rufu, fazer tudo o que estiver ao seu alcance neste exato momento é o segredo da verdadeira saúde física e mental e da longevidade.


Peço-lhes que se juntem a mim e devotem a vida ao grande juramento pelo kosen-rufu, ao lado dos companheiros da organização, e tenham uma existência de total realização, livre de qualquer arrependimento.


Vitória absoluta

As cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai e da SGI constituem princípios imutáveis para aprofundarmos nossa fé. Elas nos fornecem a direção para atingirmos o estado de buda nesta existência e para a realização do kosen-rufu.


O juramento fundamental compartilhado por Makiguchi sensei, Toda sensei e por mim é que todos os nossos membros do mundo inteiro avancem com força e confiança interior trilhando o caminho da harmonia, da felicidade, do sucesso, da saúde, da longevidade e da vitória.


Nossa organização deve perseverar eternamente na “prática da fé para alcançar a vitória absoluta”, com base na unicidade de mestre e discípulo, e continuar triunfando brilhantemente.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.379, 15 jul. 2017, p. C4
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;