Quatro virtudes
  • CONHEÇA O BUDISMO

Quatro virtudes

Sabedoria para uma vida longa, saudável e realizada

Eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza são as quatro virtudes conquistadas por quem despertou para o propósito de sua própria existência.


Nenhuma satisfação momentânea ou felicidade relativa supera a alegria e a satisfação geradas pelas quatro virtudes.


Relembrando os quatro sofrimentos

O nascimento, a doença, o envelhecimento e a morte são imutáveis. Todas as pessoas passam por esses quatro estágios invariavelmente. Sendo eles uma certeza, o natural é adotar essa consciência como base para conduzir a própria vida. Não significa sentir medo, pelo contrário, é encarar como um fato natural da vida e, a partir daí, despertar em si mesmo a coragem.


Fenômenos mutáveis

Basear a vida em fenômenos mutáveis, como carreira, pessoas, saúde etc., é certeza de infelicidade, pois tudo isso acaba ou nos separamos deles. Podemos ter como objetivo, mas não é algo que serve como base essencial de uma existência.


Coração inabalável

Um prédio cai diante de um terremoto porque a base onde foi construído se move. Assim é a vida baseada em fenômenos mutáveis — ela desmorona ao menor abalo.


Agir de acordo com a verdade imutável solidifica o interior. O ambiente externo pode mudar, mas se a pessoa possui um coração inabalável, sempre transformará positivamente as circunstâncias.


“O que importa é o coração”

Para o Budismo Nichiren, “o que importa é o coração”. Um coração inabalável é a própria felicidade absoluta. Uma vida assim exala as quatro virtudes.


Não é desvendar mistérios

Ao contrário do senso comum, enfrentar as questões da morte não significa uma busca teórica para desvendar mistérios ou o medo do inevitável e do oculto.


Vencer as questões da morte é viver feliz e com forte senso de missão. A felicidade absoluta resulta da descoberta do propósito de sua existência e da ação firmemente focada nas questões essenciais.


Vencer em tudo

Uma pessoa arrastada pelos quatro sofrimentos vive se policiando com medo da própria sombra. Quem vence desfruta de autocontrole, sabedoria, energia vital abundante, jovialidade, coragem, criatividade e dinamismo para resolver positivamente todas as questões da vida.


Aproveite todos os momentos

Nos momentos de alegria ou de sofrimento, o resultado é sempre a vitória. Cada vitória conquistada produz valor positivo de forma contínua e solidifica ainda mais a condição interior inabalável.


Sem desperdiçar nenhum momento com questões insignificantes, as ações não são coloridas pelo medo ou arrependimento e sim pelas quatro virtudes — eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza.


O segredo

Os segredos para vencer os quatro sofrimentos e manifestar as quatro virtudes são o comportamento e a intenção correta.


A prática da fé com a intenção correta garante o comportamento correto. Essa intenção é a determinação de se dedicar ao kosen-rufu.


Mudar a determinação

O presidente Ikeda afirma: “A transformação do carma começa com a mudança de nossa determinação. Fundamentalmente, mudar nosso interior resume-se em despertar para a missão pelo kosen-rufu e nos dedicar a ela”.


A missão é shakubuku

Em sua cela, o presidente Toda leu o Sutra do Lótus, recitou intensamente daimoku e despertou para a sua missão de vida. Ele percebeu que era um bodisatva da terra e que esteve presente na cerimônia no ar, na qual a missão do shakubuku foi transmitida a Nichiren Daishonin.


“Daishonin, em seu papel como líder dos bodisatvas da terra, é encarregado de propagar a Lei Mística durante os Últimos Dias da Lei", explica o presidente Ikeda.


Nova determinação

“‘A minha vida agora está decidida! Viverei propagando este maravilhoso Sutra do Lótus!’ Essa frase representa a máxima determinação do presidente Toda e expressa a missão da Soka Gakkai. Esse espírito é o caminho direto para a revolução humana e para a transformação do carma.”


Os quatro líderes dos bodisatvas da terra

Em Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, Daishonin salienta que os quatro bodisatvas são a incorporação das quatro nobres qualidades de um buda: eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza. Ele também as compara aos quatro elementos: água, fogo, terra e ar.


“O Bodisatva Práticas Firmemente Estabelecidas corresponde à ‘felicidade’ e ao elemento ‘terra’ — uma vida de paz e iluminação espiritual.


“O Bodisatva Práticas Ilimitadas corresponde à ‘eternidade’ e ao elemento ‘vento’. ‘Eternidade’ representa um estado da vida voltado para a eternidade por meio das três existências do passado, presente e futuro.


O presidente Ikeda escreve: “O Bodisatva Práticas Superiores representa o ‘verdadeiro eu’ e o ‘fogo’. O ‘verdadeiro eu’ é a consciência de que uma pessoa é um buda.


“O Bodisatva Práticas Puras corresponde à ‘pureza’ e ao elemento ‘água’. Ele representa a função de manifestar continuamente o estado da vida do Buda de purificar todos os fenômenos como a água, límpida, que não se influencia pelas corrupções do mundo.


Conclusão

Os bodisatvas da terra possuem a missão de realizar o kosen-rufu. Ao cumprir essa missão, uma pessoa manifesta o estado de buda, as quatro virtudes e harmoniza os quatro elementos representados pelos quatro líderes dos bodisatvas da terra. Assim, ela eleva seu estado da vida, realiza a revolução humana e transforma o carma.


Fonte: 
Terceira Civilização, ed. 534, 9 fev. 2013, p. 42
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;