Saiba qual é a fonte de benefícios maravilhosos
  • CONHEÇA O BUDISMO

Saiba qual é a fonte de benefícios maravilhosos

"Quanto mais forte a fé de vocês, mais as forças protetoras do universo vão ajudá-los", afirma o presidente Ikeda

Com base na seção Meu bloco, minha alegria — Respostas do romance Nova Revolução Humana para os desafios da vida diária — publicada no jornal Brasil Seikyo. Texto para apoio às atividades na linha de frente da BSGI, principalmente para novos associados.

Foram utilizados trechos do volume 12 da Nova Revolução Humana.


Desafio constante

Retomaremos a história do Sr. Yoshizo que aparece no volume 12 da Nova Revolução Humana.

Ele continuava a prática budista com seriedade, e os problemas financeiros não findavam. Mas algo havia mudado: ele não lamentava mais e havia tomado as rédeas do destino, determinado a criar uma nova realidade com seu suor, qualquer que fosse o custo. Além disso, havia jurado vencer financeiramente não apenas para satisfazer a si e sobreviver — ele havia decidido que sua vitória iria inspirar muitas pessoas.


Lata velha

Após o fechamento da empresa, Yoshizo começou a trabalhar dirigindo um caminhão. Mas não era um caminhão comum, era um “lata velha”.


“Ele começou a transportar ferro com um caminhão dado por outra pessoa. Mas o veículo estava em péssimas condições. A porta esquerda não fechava direito e só era possível trancá-la com uma corda presa ao freio de mão.”


A prova real de que aquelas dificuldades sumiriam logo devido ao estado de ânimo dele estava em sua energia e senso de humor: “Embora dirigisse uma sucata, Tsuchihata viajava todo animado pelas estradas montanhosas.”


Confiança total no Mestre

Ele e os membros do seu distrito receberam Ikeda sensei com toda a alegria, embora os problemas financeiros ainda persistissem. O Mestre sabia em detalhes sobre a dura realidade de Yoshizo e dos outros membros da região. Por isso, Ikeda sensei orientou tocando nos pontos cruciais para a mudança financeira:

“Muitas coisas acontecem na história de um país, assim como na vida de uma pessoa. Cada um de nós enfrenta várias dificuldades. Assim é a vida; essa é a realidade.”


“Aceitar a fé no Budismo Nichiren não significa que problemas e sofrimentos desaparecem. Em vez de sermos derrotados pela adversidade, conseguimos ou não vencê-la com serenidade e convicção? Essa é a questão. É isso o que determina a vitória ou a derrota, a felicidade ou a infelicidade na vida.”


“Nossa grandiosidade e força como seres humanos não estão sujeitas à posição social. Verdadeiro campeão é aquele que, independentemente de quanto sejam difíceis as circunstâncias que tenha de enfrentar ou de quanto as coisas fiquem ruins, continua a avançar com coragem e esperança, sem desistir.”


“A fé é a fonte de força que nos ajuda a superar e a transformar nosso destino, por piores que sejam as dificuldades ou por mais violentos que sejam os ventos do destino. E é para isso que o Gohonzon existe. Espero que todos vocês continuem a abraçar o Gohonzon enquanto enfrentam uma infinidade de obstáculos e que permaneçam junto da Soka Gakkai, realizando a prática por toda a vida.”


“Se agirem assim, terão maravilhosos benefícios. Vocês vão se tornar pessoas que não são derrotadas por nada e que conquistam a felicidade indestrutível.”


“Daishonin declara: ‘Quanto mais forte a fé, maior a proteção dos deuses’. Quanto mais forte a fé de vocês, mais as forças protetoras do universo vão ajudá-los. O Gohonzon está dotado do infinito poder do Buda e da Lei. É realizando a prática da fé de acordo com Nichiren — em outras palavras, é por meio do poder da fé e da prática — que extraímos esse grande benefício.


“Mas muitas pessoas oram pensando que seus desejos são grandes demais para serem concretizados, duvidando do poder do Gohonzon. Uma vez que estejam orando com uma atitude negativa, é natural que seus desejos não sejam concretizados. Se alguém precisa de socorro mas diz ‘Sei que é inútil perguntar, mas você vai me ajudar?’, você não vai fazer nada para ajudá-lo, não é mesmo?”


“O segredo para extrair o poder do Gohonzon é orar com firme e sincera determinação e gratidão. Comparado ao enorme poder benéfico do Gohonzon, seus desejos são realmente pequenos. Espero que tenham uma fé muito mais forte e que recebam benefícios muito maiores como fruto de sua prática. Da próxima vez que vier visitá-los, gostaria que todos estivessem dirigindo carros novos e que venham trajando quimonos de excelente qualidade e ternos elegantes, dizendo: ‘Veja como nos tornamos felizes!’”.


O incentivo lógico e caloroso de Ikeda sensei tocou em cheio o coração de todos. Inspirados e repletos de esperança, a realidade da vida deles mudou drasticamente.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.389, 30 set. 2017, p. A7
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

Notas:

Você pode conferir a primeira parte desta história clicando aqui http://www.seikyopost.com.br/adm/cms_contents/?kind=BUDISMO

• comentários •

;