Seja indispensável!
  • CONHEÇA O BUDISMO

Seja indispensável!

Fazer a perfeita ‘fusão da realidade e da sabedoria’ em nossa vida significa sermos imprescindíveis

Quando você está confuso ou num beco sem saída e encontra um sábio, ele acalma seu coração explicando a razão das coisas e apontando caminhos.

O que o buda, o maior dos sábios, diz ao analisar sua realidade? Ele afirma convictamente que “na realidade” você é um buda completo e perfeito do jeito que é, sem tirar nem pôr. O princípio budista kyochi myogo afirma que sua realidade é que você é um buda e ensina a sabedoria para despertar essa força e transformar o destino.


“Fusão da realidade e da sabedoria” ou kyochi myogo explica que ao fundir a realidade objetiva com a sabedoria subjetiva percebe-se a verdade máxima da vida: a natureza de buda está sempre presente em nossa vida. Iluminação (estado de buda) é definida como a condição em que se percebe por completo a realidade última. Fusão de realidade e sabedoria significa iluminação.


Com a sabedoria budista, descobre-se que o próprio corpo é uma Torre de Tesouro magnífica que agrega todos as joias do universo. Ao enxergar-se e a todos como budas do mais alto respeito, você está fazendo a “fusão da realidade e da sabedoria”. Naturalmente, utilizará a farta energia vital dessa fusão em todos os aspectos, inclusive na saúde.


Shakyamuni, fundador do budismo, manifestou máxima sabedoria e percebeu que não há pessoa que não esteja dotada da mais alta dignidade.

Em momentos de dificuldade, a negatividade força você a analisar o problema como um muro alto e a perceber a si como merecedor de tal situação. Mas na realidade, você é dotado da incrível capacidade de experimentar tais situações com energia, alegria, entusiasmo e, melhor ainda, reverter tudo e criar uma nova história. Essa “nova realidade” é a vida do ponto de vista do budismo, que lhe fornece meios para manifestar força máxima em momentos críticos.


Compreender que se é um buda exige sabedoria enorme, além da imaginação. Nichiren Daishonin revelou um caminho alternativo e altamente eficaz: a fé no Gohonzon substitui a sabedoria e produz o mesmo efeito. O presidente Ikeda ensina: “Experimentamos a ‘fusão da realidade e da sabedoria’ quando trabalhamos para cumprir nossa missão com a ardente convicção de que ‘Eu sou um bodisatva da terra! Eu sou um buda!”.

A “fusão da realidade e da sabedoria” acontece, portanto, quando se recita com firme fé e otimismo o Nam-myoho-renge-kyo jurando ser feliz e fazer todos felizes.


Fundir realidade e sabedoria é basear sua mente e suas ações no Gohonzon — o objeto de devoção que tem como ponto central o Nam-myoho-renge-kyo.

Tudo o que há de mais sagrado e poderoso no universo está contido em você — é fundamental estar a todo momento convencido disso.

A fé no Gohonzon faz manifestar incalculável energia vital no local que está, na situação que está passando hoje. Confie plenamente que “sua própria vida é Nam-myoho-renge-kyo! O Nam-myoho-renge-kyo é tudo!”, cita o Mestre. Ao fazer isso, você brilha, seu ambiente se ilumina e tudo adquire novo significado; sua situação torna-se uma “terra de oportunidades”.


Fundir realidade e sabedoria é reconhecer a dignidade da vida em si e nos outros. É, também, trabalhar de todo o coração para resolver cada assunto dando o seu melhor e fazendo seu caráter brilhar com bom senso, otimismo e alegria.

Consegue-se viver assim quando se “põe as mãos na realidade” com senso de missão e em unicidade com o mestre da nossa fé.



Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.295, 17 out. 2015, p. C2/C3

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;