Somos definidos por nossas ações, não palavras.
  • CONHEÇA O BUDISMO

Somos definidos por nossas ações, não palavras.

Um texto sobre esperança.


[...] “A esperança é como uma flor

que floresce

sem se importar

com as circunstâncias ou

com quem a está observando.

Ela sempre dá o seu melhor.

Nós podemos ser assim também.”[...]


O trecho acima citado no poema "Esperança, tesouro da vida" de Daisaku Ikeda, é de Wangari Maathai, ambientalista Africana.


Vivenciamos uma época de muitas incertezas em sociedade e apesar da visão pessimistas que muitas pessoas têm, existem muitas outras em busca de um propósito de vida que traga esperança. 


Estamos falando mais em gratidão, em consumo consciente e em maneiras mais sustentáveis de conviver. E despertamos para o fato de que a única mudança que trará resultados efetivos para a nossa sociedade é a que fazemos em nossos corações. 


Pode parecer que dependemos unicamente de circunstâncias externas favoráveis para viver de maneira plena, porém, o budismo ensina que tudo à nossa volta é reflexo do que estamos cultivando em nosso interior. E que o primeiro passo para superar um cenário social hostil é ter esperança. 


Assim como explica o mestre Daisaku Ikeda


"O pediatra e educador polonês Janusz Korczak (1878-1942), que lutou com toda sua vida para proteger as crianças sob seus cuidados durante a Segunda Guerra Mundial, declarou: 'Um adulto maduro é alguém que sabe o motivo pelo qual está vivo, quais são seus laços com as outras pessoas, sua relação com a história humana, e age em conformidade com isso'. 

O importante é que tipo de convicções e filosofia nós prezamos, e que tipo de ação tomamos com base nelas.

Vivemos numa época turbulenta, num tempo que necessita de mudanças. A sociedade também deve mudar e se transformar numa sociedade que confia no apurado senso de justiça dos jovens e aproveita sua capacidade de entrar em ação. É errado considerá-los como crianças ou mesmo olhar com ar de superioridade para eles, pensando: Juventude, que dias estes!

A esperança é outro nome para juventude. Quem vive com esperança, permanece sempre jovem.

O poeta Akiko Yosano (1878-1942), nascido em Kansai disse: 'A juventude é o poder que pode criar muitos grandiosos, impressionantes e novos milagres. As palavras de Confúcio ‘respeite o jovem!’ nada mais são que uma expressão de admiração e respeito à juventude (...). Somente aqueles que conservam essa juventude, mesmo com certa idade, levam vidas eternamente renovadas e revigorantes'. Aqui, poderíamos facilmente substituir a palavra juventude por esperança.


O infinito poder da fé na Lei Mística nos habilita a fazer brilhar agora o radiante sol da esperança para nosso coração, não importando nossa idade ou situação."


Portanto mesmo que ninguém note ou se importe você deve sempre cultivar a esperança em seu coração. Isso fará você olhar para os fatos com uma visão renovada e não permitirá que seus sonhos e ideais de um mundo melhor envelheçam com as circunstâncias mutáveis dos dias.  


Assim como disse o filósofo e linguista, Noam Chomsky: “Se você admite que não há esperança, então você garante que não haverá esperança. Se você admite que há um instinto para a liberdade, que existem oportunidades de mudar as coisas, então há a possibilidade de que possa contribuir para a construção de um mundo melhor." 

Fonte: Brasil Seikyo, Ed. 2119, 11 fev 2012/Encontro com o Mestre

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;