Sua atitude determina tudo
  • CONHEÇA O BUDISMO

Sua atitude determina tudo

Texto extraído e adaptado do discurso proferido por Daisaku Ikeda na 90a Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai e na 37a Convenção da Divisão dos Estudantes realizadas em Tóquio, Japão, em 28 de junho de 1995, e publicado no Brasil Seikyo ed. 2.331, 16 jul. 2016, p. B3.

O Sr. Toda era um líder dotado de uma genialidade sem igual. Sei por experiência que o que ele disse a respeito do trabalho é verdade.

O importante é se esforçar e vencer onde está agora. O budismo ensina que nossa vida é eternamente dotada do estado de buda, e este mundo saharepleto de sofrimento é a própria Terra da Luz Eternamente Tranquila (A terra do buda, livre de transitoriedade e impurezas).

Portanto, brilhem onde estão agora. Ao se lançarem em seu trabalho, em vez de evitá-lo, definitivamente abrirão um caminho a seguir na melhor direção possível. Eventualmente, observarão que todos os seus esforços até então tinham significado e tudo o que experimentaram é um tesouro para a vida. Neste instante, vocês serão vencedores.

Os jovens que abraçam a Lei Mística são felizes. Obterão satisfação e realização sem falta.

Gostaria que alcançassem um estado de vida em que declarassem: “Eu sou um jovem verdadeiramente afortunado. Todos os meus esforços são fonte de felicidade”.

A verdadeira natureza da pessoa se revelará em sua aparência e suas ações, de acordo com o princípio do verdadeiro aspecto de todos os fenômenos. Enquanto lamentarem a situação ou ficarem tristes e abatidos, serão infelizes e não há como reconhecerem suas habilidades.

É muito melhor ser alegre e ativo, o que abrirá caminhos para outras possibilidades. Sua atitude determina tudo.

Quero que cada um de vocês tenha sucesso em seu respectivo campo de atuação. Ser bem-sucedido é não fazer pela metade, é seguir o caminho escolhido até o fim.

Para isso, tenham o trabalho como local de aprimoramento para se desenvolver como verdadeiros seres humanos, bem como o local de exercício budista de capacitação da prática da fé. Se adotarem essa perspectiva, todas as suas queixas desaparecerão. Nada é mais lamentável que uma pessoa que está sempre reclamando.

Nota:

1. Este mundo, o mundo dos seres humanos, marcado por sofrimentos. O mundo saha é a terra na qual Shakyamuni faz seu advento e suporta inúmeras adversidades para instruir os seres vivos. Algumas escrituras budistas, incluindo o Sutra do Lótus, ensinam que o mundo saha pode ser transformado na Terra da Luz Eternamente Tranquila ou que o mundo saha é a própria Terra da Luz Eternamente Tranquila.

 

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;