Sutra do Lótus: um tratado sobre a vida e o universo
  • CONHEÇA O BUDISMO

Sutra do Lótus: um tratado sobre a vida e o universo

Mahatma Gandhi quis conhecer o verdadeiro significado deste sutra

Discurso proferido pelo Dr. Lokesh Chandra, diretor da Academia Internacional de Cultura da Índia, por ocasião da exposição Sutra de Lótus – Mensagem de Paz e Coexistência Harmoniosa, inaugurada na cidade de Nova Délhi em 16 de abril de 2008.


Meu pai, Dr. Raghuvira (1902–1963), foi um linguista reconhecido mundialmente e tinha grande conhecimento do budismo. No entanto, foi graças à Mahatma Gandhi que meu pai e eu passamos a ter uma profunda relação com o Sutra do Lótus.

Mahatma Gandhi queria conhecer o verdadeiro significado do Sutra do Lótus.

Hoje, temos vasta publicação em inglês sobre o Sutra do Lótus, mas quase não existia nada naquela época. Então, meu pai entregou a Mahatma Gandhi textos em sânscrito que haviam sido editados na Rússia antiga, antes da formação da União Soviética. Também lhe entregou uma tradução inglesa do Sutra do Lótus, que constava do livro The Sacred Books of The East [Os Livros Sagrados do Oriente], lançado pela Universidade de Oxford (Oxford University Press). Após lê-la, Gandhi lhe fez várias perguntas a respeito da essência do Sutra do Lótus. Com esse fundo de cena, meu pai disse a Mahatma Gandhi: “O Nam-myoho-renge-kyo (que são os olhos, a essência do Sutra do Lótus) é a entidade fundamental que dá forma a todos os fenômenos da vida e faz essas manifestações se expandirem numa constante evolução”.

Depois disso, Gandhi incluiu a recitação do Nam-myoho-renge-kyo nas orações que fazia em seu ashram (local para a prática do autoaperfeiçoamento).

Meu pai dizia com frequência: “O mestre de Gandhi é o Nichiren Daishonin”, isto é um fato por demais conhecido.

De todo modo, o Sutra do Lótus tornou-se parte importante do pensamento dos nossos grandes líderes políticos, como Pandit Nehru, Vijaya Lakshmi Nehru Pandit (irmã do primeiro ministro Nheru) e Mahatma Gandhi. Eles perceberam a grandiosidade do Sutra do Lótus.



Fonte: Terceira Civilização, ed. 569, 21 jan. 2016

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO,SUTRA DO LÓTUS

• comentários •

;