Todos podem!
  • CONHEÇA O BUDISMO

Todos podem!

O estado de buda está acessível a você onde e quando quiser

Você possui desejos?

Há preocupações rondando sua mente? Se a resposta é sim, então está tudo perfeito: "só aprecia a felicidade quem passa por turbulências", orienta o presidente Ikeda.


Ele continua: “O Budismo Nichiren ilumina toda a sociedade como extraordinária religião mundial” . Essa religião mundial da revolução humana ensina a forma prática de toda pessoa transformar a ansiedade dos desejos pessoais (mundanos) na felicidade plena chamada iluminação.


Os sete bilhões de humanos e humanas têm em comum em seus corpos, mente e vida a capacidade de transformar o destino da forma como queiram e construir a partir de si mesmo um “novo eu” e uma nova sociedade. Todos podem fazer a revolução humana!


Vida sem turbulências? Só em Marte!

O sabor da vitória não está na ausência de problemas, mas na alegria de enfrentar a turbulência com força vital e chances reais de êxito. Todo ser vivo passa momento a momento por desafios, amadurecimento, preocupações. Mas isso não é impedimento para a felicidade. A sabedoria do budismo está em usar os ventos contrários como impulso da vitória.


Rede de apoio mútuo

A chave está em ter um estilo de vida no qual você faz o seu melhor em cada tarefa, visando vencer os desafios pessoais; e, ao mesmo tempo, incentiva os amigos criando uma rede de solidariedade e apoio mútuo. Pessoa que incentiva outra pessoa sempre vence.


Saia do círculo nocivo da negatividade

O presidente Ikeda explica: “Quando ocorre um infortúnio, as pessoas tendem a imaginar que não há ninguém mais miserável que elas. E se atolam na autocomiseração, esquecendo-se de tudo e de todos. Ao ficar completamente envolvidas apenas com seus sofrimentos, cultivando sentimentos de descontentamento e desesperança, diminuem ainda mais sua força vital. São os laços humanos e o desejo de viver pelo bem dos outros que nos dão força para sobreviver em meio a tais infortúnios. Enquanto a pessoa está dominada pelo egoísmo, não há felicidade. Somente ao ultrapassar nossos limites e agirmos em prol de outras pessoas é que nossa vida pulsa com vitalidade”.


Sem exceção

A SGI mostra com clareza a forma prática para cada pessoa, sem exceção, romper as barreiras do destino e viver plenamente. É uma religião para todos porque funciona em você; jamais se exclua — aplique em você. Quando surgir um problema enfrente-o com muita disposição pensando: “Finalmente você chegou! Vou provar agora mesmo o poder do Gohonzon e o quanto o Budismo Nichiren é verdadeiro”. Se, ao contrário reclamar e desistir, você trava o fluxo da Lei Mística, a lei da vitória total e absoluta.


Como uma lanterna

Uma lanterna jamais será um Sol. Tem luz mas é nada se comparada ao gigantesco Sol. Não há pessoa na Terra que fique sem a luz e o calor do astro-rei. O Budismo de Nichiren Daishonin é o Budismo do Sol porque tem a fórmula universal para cada pessoa reconstruir e redirecionar sua vida da forma que quiser.


Transformação do destino

Os milhões de membros da SGI, principalmente as mulheres Soka, são a prova viva da transformação da condição de vida e da revolução do destino. Todo destino pode ser redesenhado pela força do Nam-myoho-renge-kyo e pelo impulso criativo da prática do shakubuku.


“A época é de muitas incertezas e instabilidade. Muitas questões complexas estão vindo à tona tanto na vida como na sociedade. Justamente por essa era ser caótica é que brilha a filosofia da esperança do budismo capaz de extrair de dentro de todas as pessoas a vida invencível de buda, a força vital que não é derrotada por nada", cita o presidente Ikeda.


Mútuos incentivos

O mundo está sombreado pela desesperança e paira nas pessoas forte ansiedade por mudanças diante de instituições corrompidas infestadas de maus líderes. Por outro lado, a SGI é a prova viva de novos tempos, de novos ares. Há na organização do kosen-rufu “laços de solidariedade de paz e felicidade em meio ao povo que brilham e se expandem capacitando as pessoas a superar com coragem e sabedoria mesmo as mais duras dificuldades da vida real por meio de mútuos incentivos", complementa o Dr. Ikeda.


Clara determinação

O presidente Ikeda, o mestre deste movimento mundial, orienta com vigor: “Faça a ‘Declaração da Vitória e da Felicidade da Minha Vida’”.


É perfeitamente possível mudar a rota da sua vida conforme seus desejos e metas. A universalidade do Budismo Nichiren está nesse ponto: todos podem (e conseguem) mudar o destino! E as engrenagens começam a se mover a partir da sua firme declaração de vitória e felicidade. “Se fosse definir a prática budista em poucas palavras, diria que significa ‘ter uma clara determinação no coração’. E, já que vai determinar algo, então determine: ‘Eu vencerei!’”, cita o presidente Ikeda.


É o seu reflexo

O seu ambiente responde aos seus sentimentos. Sua vida externa está sempre sincronizada ao seu mundo interno. Por isso, agir com a poderosa determinação de que “começo agora a mudança mais drástica e importante da minha vida” é o primeiro e mais importante passo da felicidade.


O que fazer?

Com essa retumbante fé ecoando na sua alma, recite com vigor o Nam-myoho-rengue-kyo.


O presidente Ikeda define com clareza a forma de orar: “Daqui em diante faça ressoar o sonoro ritmo da ‘alegria entre as grandes alegrias’ chamado Nam-myoho-renge-kyo! Triunfe em tudo!”.


Mútuo incentivo

Não há buda egoísta. Portanto, a recitação do daimoku deve ser acompanhada da vitória em prol da Lei, das pessoas e da sociedade. Um membro da SGI torna-se simultaneamente um harmonizador de conflitos, um agente de mudança social e um esteio familiar.



Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.190, 10 ago. 2013, p. A4
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;