Um novo eu em 2019
  • CONHEÇA O BUDISMO

Um novo eu em 2019

Todo dia pode ser 1 de janeiro. Cada instante é novo em folha, inédito

O primeiro segundo

No ano-novo, quando bate meia-noite, há uma explosão de fogos. Mais que isso, há, no mundo inteiro, uma explosão de esperança. Naquele instante, cada um tem certeza que vencerá. O primeiro segundo depois da meia-noite é uma nova vida, um recomeço promissor e inexplorado.


Todo dia é Ano-Novo

O presidente Ikeda afirma que para nós, membros da SGI, todo dia é 1 de janeiro. Cada instante é novo em folha, inédito.


Não importa o que tenha acontecido ou quão grave seja a situação, afronte a realidade sem pestanejar. Para vivificar sua mente, pratique o budismo com novo ânimo, abandonando conceitos particulares e arcaicos.


Tudo começa com o Gohonzon

O momento crucial da nossa vida é quando sentamos diante do Gohonzon. Sente-se com a certeza da vitória, percorra os terrenos inexplorados da sua mente e aprofunde sua fé lutando contra a escuridão fundamental. Ore com o entusiasmo do “primeiro segundo do ano”. Torne novo o seu ímpeto e ore com vigor.


Budismo do Sol

Cada dia é um recomeço. Por mais escura que seja a noite, o sol não falha e sempre chega iluminando a tudo. O Budismo Nichiren faz nascer o sol no coração e a vida adquire o brilho das coisas novas.


Nova unicidade

A força motriz da transformação é a unicidade com o mestre. Ao compartilhar o mesmo juramento dele, você adquire a mesma força que ele. “Quando os discípulos decidem com firmeza que vão corresponder às aspirações de seu mestre e oram e se empenham com total seriedade para isso, evidencia-se em sua vida a mesma força do mestre”.


Pratique o budismo de uma nova forma

Para começar uma nova vida, é preciso deixar para traz a velha. No caso do budismo, faça uma “nova” prática na qual você determina que chegou a sua vez, que de uma vez por todas alcançará aquele grande objetivo e que transformará sua vida. Pratique recomeçando a cada instante: “É agora! A vitória está aqui! É comigo! Mais força! Mais ânimo! Mais shakubuku! Mais daimoku”.


Novo carma

O que um buda faz? Ele é feliz enquanto faz outros felizes. Ao sentir gana de mudar a vida e pôr o Nam-myoho-renge-kyo como o centro da sua mente brota uma indescritível alegria. É essa força que recria sua realidade e transforma por completo o seu carma.


Nova etapa

Uma renovada determinação gera uma surpreendente vitória. Em 2013, surpreenda o mundo! Na Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda mostra a disposição necessária para a vitória absoluta: “No dia do Ano-Novo, Shin' ichi Yamamoto [pseudônimo do presidente Ikeda no romance] recitou o gongyo com os familiares em sua casa e orou com a máxima seriedade pelo avanço do kosen-rufu e da paz mundial, e pela saúde e longevidade de todos os companheiros e prosperidade de suas famílias. Dentro de seu coração, uma ardente chama de decisão: ‘Neste ano também, enquanto viver, vou me dedicar incansavelmente para abrir o novo e sublime caminho do kosen-rufu’. Uma forte e inabalável determinação é a causa que produz como efeito a grandiosa vitória.”


Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 2.162, 12 jan. 2013, p. A4
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;