Vamos falar sobre felicidade
  • CONHEÇA O BUDISMO

Vamos falar sobre felicidade

A fé genuína nos concede vitalidade para a felicidade duradoura

Pergunta: O que é felicidade absoluta?

Resposta: É uma felicidade profunda e duradoura que não depende do objeto de desejo ou necessidade, do passado e tampouco de fatores externos. O principal ingrediente para essa felicidade encontra-se na própria vida. A felicidade absoluta está diretamente relacionada ao grau em que se pode extrair a própria força vital e a esperança no futuro.


A fonte da felicidade está dentro de cada um de nós, no âmago da nossa determinação, jamais permitindo que uma situação adversa domine a nossa jornada, edificando a nossa revolução humana e construindo realmente uma vida magnífica. É um estado de vida em que, independentemente da nossa situação atual, conduzimos nossa vida com grande alegria e imensa satisfação.


Segundo o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, “a felicidade absoluta é aquela que emana de dentro de si mesmo, não se altera com o passar do tempo, continua eternamente e não é influenciada por qualquer circunstância externa da vida. Não é algo temporário como posição social, fama ou fortuna. É uma posição na vida em relação à ‘Lei’ que se alcança com base nessa ‘Lei’. Essa ‘posição da vida’ torna-se eterna juntamente com a ‘Lei’, podendo viver como eternos ‘soberanos da vida’”.


Em busca do nosso caminho para uma felicidade inabalável, em nenhum momento devemos fugir ou evitar os problemas que surgem, ou nos deixar levar pelas circunstâncias que sempre tentam nos impedir, baseando-nos em algo superficial que desmorona facilmente. Devemos superar e transformar quaisquer dificuldades, evidenciando a coragem com base na Lei Mística, conquistando a felicidade genuína.


Imensuráveis benefícios

O presidente Ikeda afirma: “A fé é a ‘máquina’ que nos possibilita perseverar em nossa vida até o fim. O budismo ensina que ‘os desejos mundanos são iluminação’. Por meio da fé, podemos viver de forma a transformar tudo o que é negativo em nossa vida em algo positivo. Podemos transformar todos os nossos problemas em felicidade, o sofrimento em alegria, a ansiedade em esperança e a preocupação em tranqüilidade. Jamais chegaremos em um muro que não poderemos ultrapassar”.


O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, denominou o Gohonzon de “máquina de fabricar felicidade”, por meio da qual com a nossa dedicação sincera à prática da fé podemos conquistar a felicidade absoluta e indestrutível. Devemos perseverar diariamente, acreditando e agindo para ultrapassar todas as condições negativas e obter imensuráveis benefícios provenientes da prática da fé.


Em um discurso do presidente Ikeda consta: “Se os senhores conduzirem a sua prática da fé, poderão atingir essa felicidade absoluta — e esta não durará apenas por esta existência, mas sim por toda a eternidade. Eis por que encorajo todos a se empenharem arduamente nesta vida para acumularem a boa sorte que perdurará para sempre”.


A fé genuína nos concede a vitalidade e nos revigora para a conquista da felicidade verdadeira e duradoura.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.857, 26 ago. 2006, p. A6
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;