Vencer infalivelmente o drama da doença
  • CONHEÇA O BUDISMO

Vencer infalivelmente o drama da doença

O budismo é a filosofia que permite a cada pessoa viver diariamente com plenitude, alegria e entusiasmo contagiantes

Com base na seção Meu bloco, minha alegria — Respostas do romance Nova Revolução Humana para os desafios da vida diária — publicada no jornal Brasil Seikyo. Texto para apoio às atividades na linha de frente da BSGI, principalmente para novos associados.

Foram utilizados trechos do trechos do capítulo “Fortalezas de Pessoas Capazes” do volume 25 d o romance Nova Revolução Humana.


A vida é o bem mais precioso, o maior de todos os tesouros. “Manter boa saúde e obter longevidade” é uma das cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai. O budismo é a filosofia que permite a cada pessoa viver diariamente com plenitude, alegria e entusiasmo contagiantes. Isso amplia a nossa vida e nos rejuvenece a todo instante.


Compartilhamos a história de uma integrante da Divisão Feminina da Soka Gakkai. Diante da doença, ela foi incentivada vigorosamente pelo presidente Ikeda.


“Um dia após a reunião da Divisão Feminina, soube que uma mulher, a qual conhecia muito bem, desde que era estudante, e também os seus pais, estava indo ao hospital para se internar.


Um caroço surgira debaixo do queixo e ela fora ao médico fazer exames. Embora para se obter um diagnóstico mais preciso fosse necessário aguardar o resultado de outros testes, o médico detectou que a situação era séria. Imediatamente, compus um poema:

Viva sua existência com confiança

E triunfe sobre todas elas,

Gargalhando da maldade da doença

E se tornando a rainha da longevidade.


Enviei outra mensagem um dia antes de ela ser hospitalizada: ‘Não se preocupe. Seja confiante. Minha esposa e eu estamos orando por você. Tranquilize sua mente e, independentemente do que descubra, não permita ser intimidada pela doença. Não se deixe ser derrotada. Uma vez mais, não há nada que se preocupar. Cuide-se!’.


Continuei a enviar mensagens nos dias seguintes. Ela foi submetida a diversos dias de exames, por isso queria incentivá-la o máximo que pudesse. Eu lhe disse: ‘Mantenha-se alegre. Lembre-se, do ponto de vista da eternidade da vida, nós somos ‘budas em vida’ e ‘budas em morte’. É um desperdício encarar a vida como algo doloroso. Seja positiva e inabalável não importa o que aconteça’”.


Não perder a convicção; vencer infalivelmente

Ela recebeu o resultado dos exames, estava com um tipo agressivo de câncer — linfoma maligno. Descobriu também um tumor do tamanho do pulso no abdômen. Com isso, não poderia ser submetida à cirurgia, e dessa forma realizou intensivamente a quimioterapia durante dez meses.


Ela não sentiu nenhuma dor ou desconforto depois da primeira sessão de quimioterapia. Em curto período, seu cabelo começou a cair. A segunda sessão também ocorreu de forma positiva. Seu apetite permaneceu e ela chegou a ganhar peso. O mais surpreendente foi que o tumor em seu estômago encolheu um terço do tamanho original.


Ikeda sensei continua:

“Recebi uma carta dela repleta de alegria e gratidão. Eu também sempre estava muito bem informado do seu progresso e muito feliz em ouvir sobre o grande resultado positivo dessa batalha contra a doença. Ela compartilha de coração sua experiência com as pessoas, incentivando-as sinceramente. Nada transmite mais segurança e esperança do que palavras de incentivo, embasadas em experiência pessoal, que brilham de convicção.


Superar a doença possui profundo significado, não apenas pensando no bem-estar do indivíduo, mas também porque permite que ele se inspire e ajude muitas outras pessoas que estão passando por desafios semelhantes.


Na vida, vivenciamos todos os tipos de desafios. É uma série contínua de transformações. O que importa no final é jamais sermos derrotados por nada; ou seja, continuarmos a lutar e não perdermos a esperança.”


Viva cada dia melhor!

No capítulo “Fortaleza de Pessoas Capazes” do volume 25 da Nova Revolução Humana, Shin’ichi Yamamoto (nome do presidente Ikeda no romance) incentiva as integrantes da Divisão Feminina de Jovens sobre a importância de cuidar da saúde:

“Para fortalecerem a saúde, tomem uma decisão consciente de se esforçar para serem saudáveis, recitem vibrante daimoku todos os dias, manifestem abundante energia vital e participem dinamicamente das atividades”.


O Budismo Nichiren é um ensinamento para viver melhor. Aqueles que resistem aos fortes ventos com resoluta fé podem manifestar infinita sabedoria e energia vital para vencer as intempéries da vida.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.406, 3 fev. 2018, p. A7
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;