Viver plenamente o momento presente
  • CONHEÇA O BUDISMO

Viver plenamente o momento presente

Daisaku Ikeda aborda sobre o caminho para que todos conquistem a mesma condição de vida do buda Nichiren Daishonin

Trecho extraído e adaptado do livro Atingir o Estado de Buda nesta Existência,1 p. 13-18.

Em que consiste uma vida de profundo significado? Qual é a verdadeira felicidade? O Budismo Nichiren é um ensinamento de esperança que nos possibilita estabelecer um estado de felicidade indestrutível e insuperável e conduzir uma vida de supremo valor enquanto ajudamos e inspiramos outros a fazerem o mesmo.

Todos possuem o potencial para atingir o estado de buda2 e podem chegar a essa elevada condição exatamente como são. O importante é que isso está assegurado no transcorrer desta existência. O Budismo Nichiren mostra claramente o maravilhoso caminho para a iluminação.

O profundo ensinamento sobre a consecução do estado de buda nesta existência foi um conceito revolucionário que mudou radicalmente o pensamento budista dominante na época de Nichiren Daishonin. Além disso, ainda hoje, em pleno século 21, continua a brilhar como um princípio capaz de transformar e abrir um futuro brilhante para o mundo moderno.

(...)

O ponto-chave que distingue o Budismo Nichiren de outras escolas budistas foi o estabelecimento de um meio concreto para atingir o estado de buda. Desde que recitou pela primeira vez o Nam-myoho-renge-kyo até o momento de sua morte, Nichiren Daishonin dedicou-se incansavelmente em ensinar esse supremo caminho da iluminação a todas as pessoas da nação japonesa.

(...)

Fazendo uma analogia com o cultivo de arroz, no escrito A Doutrina dos Três Mil Mundos num Único Momento da Vida, Daishonin cita:

Se devotos do Sutra do Lótus realizarem a prática conforme os ensinamentos do Buda, todos eles, sem exceção, atingirão o estado de buda em sua presente existência. Fazendo uma analogia, se alguém cultivar os campos na primavera e no verão, cedo ou tarde, com certeza terá uma colheita dentro daquele ano.

(...)

Nichiren Daishonin observa que alguns grãos amadurecem cedo e outros, mais tarde, porém, todos acabam germinando e, no decorrer de um ano, estão prontos para a colheita. Explica que os praticantes do Sutra do Lótus, da mesma maneira, atingirão o estado de buda, sem falta, no decorrer desta existência.

Nichiren Daishonin atribui grande importância à presente existência dos seres humanos. É obvio que os seres humanos não são os únicos dotados do estado de buda ou do potencial para atingi-lo que mantêm as características atuais. O motivo pelo qual Nichiren Daishonin ressalta a consecução do estado de buda nesta vida é que seu foco, sempre, em quaisquer circunstâncias, está na felicidade dos seres humanos.

O coração humano é sensível, multifacetado, rico e possui a capacidade de realizar façanhas incríveis. Mas, por essa mesma razão, frequentemente experimenta grandes sofrimentos e tormentos. Pode também ver-se preso em uma interminável espiral negativa e decadente. Nossa vida transmigrará para sempre nos caminhos do mal ou conseguiremos movê-la para a órbita do bem?

Como mostram muitos de seus escritos, Nichiren Daishonin repetidamente enfatiza a importância da mente e do coração. Nesse domínio interior da vida reside o potencial para a mudança drástica do mal para o bem ou do bem para o mal. Por essa razão, o ensinamento de Nichiren Daishonin sobre a iluminação pode ser visto como um processo que começa com a mudança interior. Em outras palavras, ao empregarmos o recurso interior da fé, podemos vencer as funções negativas que habitam em nós – funções governadas pela escuridão fundamental que se aninham no coração humano – e manifestar as funções positivas da vida, inseparáveis do nosso estado de buda.

A presente existência em que nascemos como seres humanos representa uma oportunidade inestimável para assegurar que nossa vida deixe de transmigrar nos maus caminhos e siga pelo caminho do bem.

 

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Atingir o Estado de Buda nesta Existência. Tradução:  Elizabeth Miyashiro. 2. ed. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019, p. 13-18.

2. A condição de buda ou iluminação. Supremo estado de vida no budismo caracterizado pela sabedoria e compaixão ilimitadas. Nessa condição, a pessoa desperta para a verdade eterna e fundamental que constitui a realidade de tudo. O estado de buda é considerado o objetivo da prática budista e corresponde ao mais elevado dos dez mundos.

 

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;