A ação rápida é a chave para o sucesso
  • ARTIGOS

A ação rápida é a chave para o sucesso

Discurso proferido na Conferência Nacional de Representantes realizada no Centro Cultural Soka em Shinanomachi, Tóquio, no dia 25 de março de 2005.

Victor Hugo escreveu: “Nós vivemos na era da velocidade (...). Em nossa época, concluímos a obra de um século dentro de um único ano.”1 A velocidade é importante. E isso está se tornando uma verdade cada vez maior nos dias de hoje.

Recebo relatórios do mundo inteiro todos os dias. Na verdade, acabo de receber algumas notícias importantes do exterior e realizei uma reunião sobre isso imediatamente. Nesta era de mudanças rápidas e contínuas, não adianta agir a passo de tartaruga. Devemos agir com rapidez para vencer! Precisamos “concluir a obra de um século dentro de um único ano”!

A Soka Gakkai sempre agiu exatamente assim. Ao acompanhar a época, nós tomamos ações rápidas e nos empenhamos sem descanso. Quando ficamos sabendo de membros que estão se empenhando, deixamos tudo e corremos para oferecer-lhes assistência e incentivos. Nós enfrentamos todas as mudanças com a rapidez de um raio, o que nos possibilitou conquistar uma vitória após outra. Foi assim que conseguimos edificar nossa grandiosa rede de paz e cultura que é tão elogiada e admirada em todo o mundo.

As organizações ou os empreendimentos bem-sucedidos operam numa velocidade que deixam seus concorrentes para trás. Elas reconhecem as tendências da época e respondem com rapidez, lutando com toda coragem para sobreviver. Pode ser que no momento a organização ou empresa esteja tendo sucesso, mas se se descuidarem e se tornarem arrogantes, e se pararem de avançar, sem dúvida que acabarão falindo. Estamos vivendo numa época muito competitiva.

A prontidão é crucial para ter uma vida vitoriosa. A maneira como iniciamos cada manhã determina a vitória ou a derrota do dia. É importante determinarmos vencer pela manhã e começar o trabalho com renovada e vigorosa disposição. Não podemos nos esquecer de que esse é o segredo para o contínuo sucesso. Estamos vivendo numa época tumultuada. Em épocas assim, a ação rápida é a chave para o sucesso.


Também é de grande importância que os líderes permaneçam na linha de frente e que lutem com mais força que qualquer outra pessoa. Quando os líderes de uma organização fingem estar trabalhando arduamente embora na realidade estejam simplesmente sem fazer nada, a organização fica rapidamente estagnada. A falta de responsabilidade desqualifica a pessoa como líder.

O presidente Toda sempre dizia aos líderes centrais de nossa organização: “Vocês são os líderes centrais da principal fortaleza do kosen-rufu.” Não existe missão maior nem mais nobre que a sua. Por favor, vivam com grande orgulho, responsabilidade e propósito.” Ele também dizia firmemente: “Sejam fortes! Lutem e vençam! Sejam um exemplo que inspire todos a avançar para a vitória!”.

O Sr. Toda sempre advertia rigorosamente qualquer líder que fosse negligente ou preguiçoso no cumprimento de suas responsabilidades. Sabendo o quanto os membros estavam se dedicando arduamente para vencer os desafios da vida enquanto se empenhavam com toda a sinceridade em prol do kosen-rufu, ele ficava injuriado ao ver os dirigentes deixando de assumir a liderança nas atividades.

Ele sabia que a Soka Gakkai acabaria totalmente se seus dirigentes se tornassem arrogantes e interesseiros, evitando qualquer tipo de esforço. Isso o deixava profundamente preocupado. Espero que todos vocês, como líderes de nosso movimento, estejam profundamente cientes de sua missão e responsabilidades. Renovando sua determinação, espero também que assumam com força e coragem a liderança do kosen-rufu e que façam o máximo para servirem aos membros.



Nota:

1. Victor Hugo, Avant l’Exil 1841–1851, in Actes et Paroles. Paris, Albin Michel, 1937, vol. I, p. 270.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.808, 20 ago. 2005, p. A4

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;