A base da revolução humana é a harmonia familiar
  • ARTIGOS

A base da revolução humana é a harmonia familiar

Presidente Ikeda cita a importância de se empenhar na fé com o objetivo de edificar uma família feliz e harmoniosa

Discurso do presidente Ikeda extraído do editorial publicado na revista Daibyakurenge de abril de 1968, intitulado Prática da Fé para Criar a Harmonia Familiar.


“Prática da fé para criar a harmonia familiar” é uma diretriz eterna articulada pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.


Uma família radiante e positiva, unida por laços de confiança e de afeto é o reflexo de um espírito puro e rico. Representa tanto o primeiro passo como o objetivo supremo de nossos esforços para a construção de um mundo de paz e felicidade.


Ao longo dos anos, um número incalculável de associados da Soka Gakkai transformou situações familiares desoladoras e negativas em alegria e felicidade. São gloriosas histórias de revolução humana individual que compõem a base profunda e sólida da história da Soka Gakkai.


Acredito que o exemplo dos membros da Soka Gakkai criando famílias harmoniosas, além de ser um modelo de vida para todas as pessoas, é também um luminoso símbolo do futuro do Japão e do mundo.


Nosso objetivo é consolidar uma sociedade ideal em que a felicidade pessoal e a prosperidade social caminhem juntas, e isso inclui, logicamente, famílias harmoniosas. O segredo para se construir uma vida familiar saudável repousa em cada um, baseando-se na Lei Mística, esforçando-se para estabelecer uma vida forte e segura para si, contribuindo, ao mesmo tempo, para a prosperidade da sociedade e para a paz mundial.


Nem sempre os demais integrantes da família também iniciam a prática com a pessoa que decide se converter ao budismo. Às vezes ela enfrenta dura oposição dos familiares. Porém, essa objeção é apenas um teste de fé e, certamente, será solucionada, uma vez que realize a revolução humana e se torne alguém excelente na família e na sociedade.


O capítulo “Rei Adorno Magnífico” (27º) do Sutra do Lótus narra a história das existências passadas do Rei dos Remédios e Superior dos Remédios quando eram os irmãos Visão Pura e Acervo Puro. Esses irmãos uniram forças com a mãe, Virtude Pura, para persuadir o pai, Rei Adorno Magnífico, a depositar a fé no budismo. Para tanto, Visão Pura e Acervo Puro exibiram vários poderes sobrenaturais. Trata-se de uma metáfora para demonstrar o poder do Buda e o poder da Lei — que, em termos atuais, nada mais são que manifestar a comprovação de sua revolução humana.


Acredito que qualquer revolução que mereça ser qualificada como genuína — que realmente atenda às necessidades das pessoas — também deverá se expressar claramente na família. A revolução alicerçada na família é a mais fundamental e duradoura; ela criará um movimento contínuo e se transformará em uma tendência que ninguém poderá deter.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.306, 16 jan. 2016, p. B2
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;