A gratidão é a força para avançar com esperança
  • ARTIGOS

A gratidão é a força para avançar com esperança

O kosen-rufu é a mais suprema ação do bem que corresponde a essa “gratidão com todas as pessoas”

Jamais evidenciará a real força

Se há postura passiva.

Dê início a cada dia

Com forte e resoluta oração!

Decida com total firmeza!

Saldar as dívidas de

gratidão aos pais

com sorriso


Quem tem gratidão estampa sorriso no rosto; têm alegria e se desenvolve; e acumula boa sorte. É, em especial, a partir do coração que cultiva a gratidão aos pais e familiares, que são as pessoas mais preciosas e mais próximas de si, que nascem a felicidade e a paz.


“Vou saldar as dívidas de gratidão com meus pais!” — munidos desta determinação, gostaria que se esforçassem para atuar sempre com entusiasmo, sabedoria e sensibilidade.


Nos escritos consta: “Uma pessoa que abraça o Sutra do Lótus paga as dívidas de gratidão com o pai e a mãe” (WND, v. II, p. 638).


Mesmo que os pais pratiquem ou não este budismo, o daimoku que oram com sincera gratidão se tornará no mais sublime gesto de devoção a eles. Os benefícios da prática budista serão transmitidos a todos os familiares e parentes.


Lancem-se em meio às pessoas, em meio ao povo


Nichiren Daishonin ensinou ao seu jovem discípulo Nanjo Tokimitsu a “gratidão pelo pai e pela mãe” e também a “gratidão com todas as pessoas”.


Ele o orienta dizendo: “No curso das muitas vidas e existências que tem vivido, você tem gerado dívidas de gratidão com todos os seres vivos. E uma vez que é assim, você deve ajudar todos eles a atingir o estado de buda” (Ibidem, p. 636).


A capacidade de sentir gratidão pelas pessoas que lhe apoiam tanto nos bastidores como fora deles representa a profundidade e a grandiosidade da sua sublime condição de vida.


Aos olhos do budismo, podemos enxergar os laços cármicos que unem os seres humanos como uma imensa malha de tramas que se estende infinitamente.


O kosen-rufu é a mais suprema ação do bem que corresponde a essa “gratidão com todas as pessoas”. Por isso, devem se lançar em meio às pessoas e ao povo imbuídos do juramento seigan do bodisatva de salvar todas as pessoas com as quais têm ligação.


Expansão e vitória são os caminhos da retribuição


Meu mestre, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, dizia solenemente: “Mesmo que as pessoas não se lembrem daquilo que fez por elas, jamais se esqueça do que fizeram por você e procure saldar essa dívida de gratidão. Isso é a verdadeira grandiosidade”. A mais nobre e mais preciosa coroa de tesouros como ser humano resplandece sobre a cabeça daquele que possui gratidão e se empenha em quitar essas dívidas de gratidão.


Ainda hoje eu tenho devotado a minha vida ao lado de meus preciosos amigos lutando para pagar a grande dívida de gratidão que possuo com o presidente Josei Toda, que me ensinou o caminho correto para viver.


O fato de vocês, meus sucessores, estarem dando continuidade a esse empreendimento decididamente é o meu maior orgulho. Isso porque a expansão do kosen-rufu e a vitória são o mais supremo caminho para saldar as dívidas de gratidão que existe.



Fonte:


Brasil Seikyo, ed. 2316, 19 mar. 2016, p. A2


TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;