A história é escrita a partir da mudança interior
  • ARTIGOS

A história é escrita a partir da mudança interior

O verdadeiro crescimento surge a partir da transformação que iniciamos corajosamente no coração

Extraído do discurso proferido pelo Dr. Daisaku Ikeda na 6ª Reunião de Regional, em 1996.


As reuniões pequenas são importantes. Não há nada de tão especial em falar em uma grande reunião e ser aplaudido por uma enorme audiência. As reuniões pequenas e simples - reuniões de palestra, visitas familiares e orientação individual - são o que realmente importa. As reuniões grandes tendem a se parecer como uma via de mão única, com todos os palestrantes falando de uma lado só. Elas não permitem que todos participem e cultivem sua verdadeira capacidade.

Os líderes verdadeiramente capazes são aqueles que conseguem engajar os outros, de pessoa a pessoa, em diálogos inspiradores, instigando-os com um caloroso encorajamento para extrair uma renovada determinação na fé.

A determinação que é inspirada dessa forma tende a perdurar. Torna-se um catalisador, criando ondas que se propagam alcançando muitos, muitos outros.

Mas somente os firmes esforços para visitar um membro após outro e para conduzir sinceros diálogos podem criar essas ondas. Esses esforços são o segredo do desenvolvimento da SGI até os dias de hoje.


A esperança desaparece. Os seres humanos precisam estar junto com outros seres humanos. O engajamento com outras pessoas forma o nosso caráter e nos enriquece. Podem haver ocasiões em que, com certeza, ser membro de uma organização parece ser aborrecedor e queiramos apenas ficar em paz. Mas como deve ser triste quando somos deixados sós sem algum apoio e quando perdemos nossa fé.

O verdadeiro crescimento surge do empenho junto com nossos companheiros no estimulante domínio dos seres humanos, experimentando a rica gama dos sentimentos humanos.

O humanismo não é alguma teoria formidável e pomposa, mas sim ter fé nos seres humanos e criar relacionamentos com os outros. Esse é o verdadeiro humanismo. Em outras palavras, é fazer amigos.


A amizade é forte. A amizade, a camaradagem e a união na fé encontram-se no âmago da SGI. Elas vêm antes da organização. Jamais devemos cometer o erro de pensar o contrário. Confundir os meios e os fins é um terrível engano.

Quando uma organização passa a existir apenas para seus próprios objetivos cai no erro de toda a organização mal-sucedida, o autoritarismo. Como resultado de nossas atividades para propagar a amizade em nossa comunidade e em toda a sociedade, estamos acumulando a cada dia tesouros valiosos em nossa vida. Somos praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin. Espero que todos vivam de tal maneira que os outros olhem para vocês e digam "Eles são pessoas maravilhosas!" e "Quero ser como eles".


O que é revolução humana? Quando uma pessoa que passou todo o tempo brincando totalmente de repente começa a estudar, isso é revolução humana.

Quando uma pessoa que dificilmente abria o Gosho começa a lê-lo; quando uma pessoa que não trabalhava com afinco levanta-se cedo e começa a trabalhar - isso também é revolução humana.

Não importa em qual área seja, continuem se empenhando para concretizarem sua revolução pessoal para transformarem e melhorarem a si próprios da maneira que for mais natural para vocês.

O importante é que vocês mudem de uma forma positiva. Com certeza, não existe vida mais estimulante do que aquela em que escrevemos a nossa própria história de revolução humana a cada dia. E o crescimento e a transformação que alcançamos dessa forma pode convencer as pessoas da grandiosidade do Budismo de Daishonin da forma mais eloquente que qualquer outra.



Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.409, 12 abr. 1997, p. 4

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;