A vibrante recitação do gongyo provoca enorme desenvolvimento
  • ARTIGOS

A vibrante recitação do gongyo provoca enorme desenvolvimento

A voz entusiasmada que recita daimoku move as divindades celestiais

O gongyo e o daimoku são a grande fonte de saúde. “Hoje também vou ao encontro do Gohonzon”; “hoje também vou recitar daimoku — essa determinação faz sua vida resplandecer e multiplicar a energia vital.


Nichiren Daishonin diz: “Não existe lugar neste mundo das dez direções onde a voz que recita o daimoku não alcance”.


A Lei Mística permeia todo o universo. A voz vibrante que recita daimoku move as divindades celestiais. Não existe força que supere a do daimoku. Não importa se está sofrendo ou se está alegre, na condição em que se encontra neste exato instante, acredite com todo o seu coração no Gohonzon e ore com profunda sinceridade e sentimento, assim como uma criança busca o colo e a proteção de sua mãe.


Vida repleta de força

No capítulo “A Extensão da Vida” do Sutra do Lótus que recitamos todo dia no gongyo consta: “I-shin-yo-ken-butsu. Fu-ji-shaku-shin-myo. Ji-ga-gyu-shu-so. Ku-shutsu-ryo-ju-sen” (“Quando ver o Buda é seu único pensamento, não hesitando mesmo que isso custe sua vida, então, eu apareço junto à assembleia de discípulos sobre o sagrado Pico da Águia”). São palavras extremamente significativas.


Explanando a respeito desse trecho do sutra, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, ensinou que, ao orar para o Gohonzon, mesmo que não percebamos, o Gohonzon surge e se evidencia dentro da própria vida. E concluiu dizendo que “nossa vida fica cada vez mais repleta de força” do Gohonzon, que é a força do próprio buda Nichiren Daishonin.


O gongyo diário, da manhã e da noite, é uma solene cerimônia na qual comparecemos à extraordinária assembleia do Sutra do Lótus e somos “transportados” à nossa vida do tempo sem início.


É o ponto de partida em direção à vitória absoluta na qual se evidencia ilimitada sabedoria e força na vida e transforma o palco da realidade do presente na terra iluminada da luz tranquila.


O gongyo é o ritmo da harmonia familiar. O período das férias escolares do verão é uma oportunidade para a família se reunir para realizar o gongyo, principalmente com os filhos que pertencem à Divisão dos Estudantes.


Por meio de um gongyo vibrante e revigorante, assim como o galopar de corcéis brancos sobre um campo vasto e verdejante, solicito que vivam um dia a dia de grande desenvolvimento no qual o seu valor resplandece com brilho dourado.


Vamos juntos orar e avançar por este grande caminho da revolução humana que irradia a esperança!


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.287, 15 ago. 2015, p. A2
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;