As reuniões de palestra são encontros ideais
  • ARTIGOS

As reuniões de palestra são encontros ideais

Daisaku Ikeda fala sobre essa tradicional atividade da Soka Gakkai

O objetivo de compartilhar os ensinamentos de Nichiren Daishonin não consiste simplesmente em aumentar o número de associados, mas permitir que todas as pessoas sejam felizes. Uma vez que a organização crescia, era vital dedicarmos mais atenção a cada integrante. Orientação sincera e incentivos fizeram com que cada um aprofundasse a compreensão sobre o budismo e lhe permitiu desenvolver a fé com coragem e alegria.

A reunião de palestra era a principal atividade onde ocorria esse contato humano. Em particular, tais encontros realizados no nível mais básico da Soka Gakkai — o bloco — seriam idealmente um oásis de interação humana e diálogos sem restrições.

Agora (1961), um bloco é composto em média por cerca de uma dúzia de famílias, proporcionando um ambiente intimista para diálogos. Precisamente porque as reuniões dos blocos eram pequenas, as pessoas se sentiam livres para fazer questionamentos. Essas pequenas atividades eram bastante flexíveis e informais e, na medida do possível, se fazia de tudo para captar as necessidades dos novos afiliados que eventualmente estivessem presentes.

O círculo de felicidade dentro de cada bloco se ampliava e crescia nos participantes a convicção na fé, e foi dessa forma que a sólida base da Soka Gakkai veio a se desenvolver ainda mais.

Um diálogo só precisa de duas pessoas; um encontro de duas pessoas pode perfeitamente ser uma reunião de palestra. Se na atividade comparecer apenas uma pessoa ou outra, recebam-nas de coração aberto e digam: “Ótimo! Isso nos dará a oportunidade de conversar em profundidade”. Em seguida, durante todo o encontro, ouçam suas questões e seus pensamentos.


Visitas familiares e incentivos

O incentivo pessoal é uma tradição da Soka Gakkai. Pelo fato de empreendermos muita energia para visitar os associados individualmente e encorajá-los é que hoje existem verdadeiros seres humanos de valor que se dedicam ao kosen-rufu em todo o mundo.

Não se preocupem por não serem eloquentes oradores, apenas perseverem com otimismo, pois realizar o nobre trabalho do Buda significa que todos os seus esforços são parte do treinamento para ser um grandioso líder.

Realizar somente grandes reuniões talvez seja algo extremamente unilateral e possa dificultar aos praticantes evidenciarem seu verdadeiro potencial. Um líder é aquele que se envolve em diálogos de vida a vida com os outros e os inspira a ter fé por meio de incentivos calorosos e acolhedores. A determinação que surge no coração dos associados como resultado [desse empenho] é duradoura e também é o catalisador de um crescimento ainda maior.

Uma onda pode gerar inúmeras outras. Dessa forma, aquela criada por seus esforços em visitar alguém e se ligar sinceramente a ele dá origem a outras incalculáveis ondas. Esse tem sido o segredo do atual desenvolvimento da Soka Gakkai.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.336, 20 ago. 2016, p. A3
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;