Buda é aquele que combate as dificuldades
  • ARTIGOS

Buda é aquele que combate as dificuldades

Um buda não está totalmente livre da dor e do sofrimento

Com base no discurso do líder da SGI, Daisaku Ikeda, proferido na Reunião Geral da Região de Tohoku. Tóquio, 21 de março de 1994.


Aqueles que continuarem se empenhando e sobrepujando adversidades atingirão o estado de buda. Este é um ponto muito importante.


O que é um buda? E como Shakyamuni atingiu o estado de buda?

Hajime Nakamura, um proeminente estudioso do budismo, refere-se a isso dizendo o seguinte: “Mesmo após ter se tornado buda (‘iluminado’), Shakyamuni continuou humano”.1


Mesmo após alcançar o estado de buda, Shakyamuni ainda experimentou dor e sofrimento. Ele conheceu a doença. Continuou a ser tentado pelas influências ou impulsos negativos.


O professor Nakamura continua: “A essência da iluminação pode, então, ser identificada como a prática de rejeitar tentações. O esforço assíduo e incessante é, em si, a prática do buda. Quando alguém alcança a iluminação, não se torna algum tipo diferente de ser chamado “buda.”2


As “tentações” apontadas pelo professor Nakamura são as influências e impulsos negativos e os maus amigos. São forças que obstruem a prática budista, acarretam infelicidade, destroem a união harmoniosa dos crentes e nos instigam a abandonar a fé.


A pessoa que trava uma incessante batalha contra tais influências demoníacas e age continuamente para conduzir outros à felicidade é um buda. Um buda não é um ser especial. Aquele que prossegue se empenhando bravamente tanto no espírito como na ação, que mantém a batalha contra as forças negativas até vencê-las – essa pessoa é um buda.


A iluminação de Shakyamuni sob a árvore bodhi na Índia antiga e o ato de Nichiren Daishonin de abandonar sua condição transitória e revelar a verdadeira identidade, são expressões do mais alto estado de humanidade. Nem Shakyamuni nem Daishonin deixaram de ser humanos. A verdade essencial do budismo é que as pessoas comuns podem atingir a condição suprema do estado de buda da maneira como são.


É na fé daqueles que se empenham em sua prática budista e ativamente se esforçam para realizar o kosen-rufu que o estado de buda se revela.


Atualmente, todos vocês estão se esforçando nas atividades da SGI, considerando o sofrimento de muitas pessoas como se fossem seus. Esse é realmente o nobre comportamento de budas. Nichiren Daishonin declara que aquele que persevera em meio a grandes adversidades e abraça o Sutra do Lótus do início ao fim é um emissário do buda.


Enquanto nos devotarmos à causa do kosen-rufu, certamente encontraremos obstáculos. Contudo, justamente esses obstáculos nos permitem fortalecer a fé e consolidar o estado de buda em nossa vida.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.302, 5 dez. 2015, p. B4
TAGS:ARTIGOS

Nota:

1.Traduzido do japonês. Hajime Nakamura, Gotama Buda I (Gautama Buda I), em Nakamura Hajime Senshu (Obras Selecionadas de Hajime Nakamura), Tóquio: Shunjusha, 1999, v. 11, p. 300. 2. Ibidem.

• comentários •

;