Buda é “Aquele que Pode Suportar”
  • ARTIGOS

Buda é “Aquele que Pode Suportar”

A força para resistir não importando o que aconteça é a base da suprema felicidade para os seres humanos

Com base nos trechos adaptados do discurso do presidente Ikeda proferido na 73ª Reunião de Líderes, em 16 de dezembro de 1993, e transmitidos durante o 32º Encontro de Líderes da Soka Gakkai da Nova Era do Kosen-rufu Mundial e Convenção de Hokkaido, em Hokkaido, Japão, em 25 de março de 2018.


Força para persistir

Outro nome do Buda é “Aquele que Pode Suportar” (Nonin). Uma pessoa capaz de suportar qualquer dificuldade, que não teme a nada, não é derrotada e suporta tudo sem a menor lamentação — mesmo que seja perseguida ou aprisionada — é insuperável.


Nesse sentido, a força para resistir não importando o que aconteça, a força para sobreviver em meio a qualquer adversidade, é a base da suprema felicidade para os seres humanos. Isso corresponde ao estado de buda. Essa força transborda na SGI. Eis por que fomos capazes de suportar tanta coisa e por que vencemos.


O propósito da fé é estabelecer o estado de buda, uma condição de felicidade indestrutível que perdure pelas “três existências” — passado, presente e futuro. Eis a razão pela qual nos devotamos à nossa prática budista nesta existência. Atingiremos essa condição de vida por meio de esforços e lutas resolutos que empreendemos nesta vida.


Da perspectiva da eternidade, trinta ou cinquenta anos são apenas um momento passageiro. Nós criamos a causa para atingirmos a condição de vida do estado de buda. E, como prova real, desfrutaremos a suprema felicidade. Essa é a razão da prática budista. Praticar faz parte de todos os campos de atividade humana. Falamos sobre a prática em esportes tradicionais como judô, kendo e sumô, ou na execução de piano e em muitas outras áreas de atividades. Sem a prática, não há aperfeiçoamento, não há vitória. Pela prática assídua e persistente, pode-se avançar pelo caminho escolhido, aguçar as habilidades e desenvolver a capacidade de aprendizado. A prática é o único meio para o aprimoramento.


Budismo é razão

Quem avança e persevera em sua prática budista conquistará a vitória. Com certeza, nós, da SGI, encontraremos mares tempestuosos no futuro. Aconteça o que acontecer, avancemos resolutamente nesse caminho do kosen-rufu por toda a eternidade, sobrepujando e triunfando serenamente.


Em seu livro Soka Kyoikugaku Taikei (Sistema Pedagógico de Criação de Valor), o presidente fundador [da Soka Gakkai] cita sua profunda comoção ao ler as palavras do químico sueco Alfred Nobel (1833–1896). Makiguchi declarou: “Durante toda a minha vida, nunca havia me deparado com palavras que transmitissem tanta força e demonstrassem uma lição como essa”.


As palavras de Nobel foram as seguintes: “Embora seja possível herdar uma propriedade, é impossível herdar a felicidade”. Na verdade, há muitos casos em que aqueles que herdam riquezas são corrompidos por ela, tornando-se maldosos ou tolos, atraindo infelicidade e miséria.


Não se pode herdar a felicidade. Ninguém pode nos conceder a felicidade. Tampouco podemos ofertá-la a alguém. A felicidade é algo que devemos criar por nós mesmos. Ela somente pode ser alcançada com fé e prática corretas. Isso é o que o budismo nos ensina. Essa era também a crença de Makiguchi.


Criação de valor

Portanto, Makiguchi, por meio da educação e da fé religiosa, se empenhou para formar indivíduos capazes de criar a própria felicidade, seres humanos que pudessem criar valor. Não existe outra forma de trazer felicidade à humanidade. O conceito de “criação de valor” (soka) formulado por Makiguchi focaliza o valor do belo, do benefício e do bem. Esses são apenas nomes alternativos para felicidade. Portanto, a SGI é uma organização dedicada a criar felicidade, um grupo para aprender o “caminho” de criar felicidade.


“Embora seja possível herdar um bem, é impossível herdar a felicidade”, definiu Nobel. Nós também podemos substituir a palavra “bem” por “posição” ou “conhecimento”, e ela se manteria verdadeira. Por exemplo: embora seja possível herdar posição ou conhecimento, é impossível herdar a felicidade. Posição ou conhecimento em si não significam felicidade. Acredito que isso seja verdadeiro.


A crença de Tsunesaburo Makiguchi

Makiguchi passou a vida buscando a resposta para a questão “Como as pessoas podem se tornar felizes?”. Ele concluiu que isso só se daria com a revolução educacional ou, fundamentalmente, com a revolução religiosa. A felicidade não será possível sem criar seres de genuíno caráter humano, sem a revolução humana.


Com relação a isso, Makiguchi opunha-se desde o início a qualquer tipo de fé que dependesse de algo externo. Ele sabia que a felicidade jamais poderia ser conquistada confiando-se no poder de alguém ou dependendo de alguém mais para orar em seu lugar. Esse é o coração do fundador da Soka Gakkai.


A vida é uma batalha contra os sofrimentos de nascimento, envelhecimento, doença e morte. Porém, com base no princípio “os sofrimentos de nascimento e morte são nirvana”, somos capazes de transformar esses sofrimentos instantaneamente em iluminação. Ou seja, em felicidade. Independentemente do que possa ocorrer, desfrutamos a total proteção de Nichiren Daishonin. É importante que tenhamos a máxima convicção nisso. Nós somos mortais comuns. É natural que enfrentemos problemas e dificuldades tal como a doença. Entretanto, como membros da SGI, mesmo quando nos deparamos com esses sofrimentos, temos companheiros que partilham de nossos problemas e oram por nós com toda a sinceridade. Não há mundo mais maravilhoso do que este. Definitivamente, não há outro domínio no qual possamos trilhar tal caminho tranquilo pela vida com tão imensurável alegria.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.415, 14 abr. 2018, p. B4
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;