Construindo pacientemente uma sólida personalidade
  • ARTIGOS

Construindo pacientemente uma sólida personalidade

Isso significa desenvolver um sólido caráter que nunca é derrotada pelo ambiente

Discurso proferido durante a Conferência Executiva da SGI-USA e publicado posteriormente no jornal Brasil Seikyo de agosto de 1993.


A novela Miyamoto Musashi (um relato do mestre samurai de mesmo nome do século 17) do grande escritor japonês Eiji Yoshikawa (1892-1962), inclui uma passagem na qual o protagonista, Musashi, fitando à distância o Monte Fuji, aconselha um de seus jovens discípulos da seguinte forma:


"Em vez de ficar se preocupando com o seu futuro, pensando ‘talvez eu possa me tornar isso ou aquilo’, primeiro fique tranquilo e construa uma personalidade que seja tão sólida e inabalável como o Monte Fuji. Jamais tente conseguir favores das pessoas na sociedade. Se se tornar alguém que seja respeitado pelos outros, então o mundo lhe concederá naturalmente o valor que você merece."


Para nós, construir uma sólida e inabalável personalidade como o Monte Fuji significa fazer a nossa revolução humana, elevando o nosso estado de vida, baseados em nossa prática da fé. Isso significa desenvolver uma sólida personalidade que nunca é derrotada pelo ambiente ou pelas circunstâncias e que é capaz de transformar tudo em felicidade e vitória. A verdadeira felicidade brilha nas vidas daqueles que possuem essa personalidade indomável.


Quando convocamos a poderosa energia vital para fazer contribuições para o bem-estar das pessoas e da sociedade, conseguimos a admiração e a confiança dos outros, o que em si afirma a validade da Lei Mística. Consequentemente, “construir uma sólida personalidade” equivale a “propagar o kosen-rufu”.


Em uma carta a seu discípulo Shijo Kingo, Daishonin declara:

"Mostre a grande força da fé e imponha sua reputação entre todo o povo de Kamakura e por todo o Japão, como o ‘Shijo Kingo da seita Hokke’.1 Mesmo as más reputações espalham-se bastante e para longe. Isso é ainda mais verdadeiro para as boas reputações. Não é portanto necessário frisar que o nome de uma pessoa, associado ao Sutra do Lótus, propagar-se-á."


Aqui, Daishonin instrui Shijo Kingo a não apenas estabelecer sua reputação como samurai, mas também a tornar-se uma pessoa que seja elogiada pelos outros como “Shijo Kingo da seita Hokke”. Essa passagem significa que para aqueles que abraçam a Lei [Mística] a correta forma de praticar é demonstrar a prova real da vitória baseada na fé e conseguir o respeito e a confiança das pessoas na sociedade.


Espero que todos vocês se tornem vitoriosos e sejam respeitados por muitas pessoas como membros da SGI.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.238, 21 ago. 1993, p. 4
TAGS:ARTIGOS

Nota:

1. Seita Hokke: Linha ortodoxa do budismo. Indicava originalmente os ensinamentos de Tiantai que são baseados no Sutra do Lótus.

• comentários •

;