Contribuir com a comunidade
  • ARTIGOS

Contribuir com a comunidade

Kosen-rufu significa cada indivíduo se tornar um luminoso farol em sua comunidade

Quando Nichiren Daishonin foi exilado na Ilha de Sado, havia um líder daquela comunidade chamado sacerdote leigo Nakaoki no Jiro. Era um homem idoso, sábio e forte, admirado e respeitado pela população local por seu caráter exemplar.

Muitos em Sado eram notoriamente hostis a Daishonin, mas Nakaoki no Jiro declarou que Daishonin “não era uma pessoa comum” (WND, v. I, p. 1007). Isso mudou a perspectiva de várias pessoas naquela ilha e então não mais tentaram prejudicar Nichiren Daishonin, que descreve essa questão em um de seus escritos (Ibidem).

A fé se expressa em nossas ações e o budismo se manifesta na sociedade. Kosen-rufu significa cada indivíduo se tornar um luminoso farol em sua comunidade.

Espero que conduzam uma vida admirável como líderes otimistas e confiáveis, fazendo de cada pessoa com a qual se encontram sua aliada e expandam sua rede de amigos apoiadores. (Discurso proferido em 24 de junho de 2008)

O budismo se manifesta na sociedade e a fé se manifesta em nossa vida diária. O kosen-rufu está diretamente ligado à contribuição para a comunidade local. É por isso que é tão importante e significativo criarmos sólidas raízes na comunidade e assim formar um amplo círculo de amizade.

Isso não tem nada a ver com a posição que ocupam na organização. É inteiramente uma questão de se esforçar sincera e tenazmente, perseverando individualmente como pessoa. Nichiren Daishonin está ciente de todos os seus esforços invisíveis. (Discurso proferido em 3 de março de 1998)

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2337, 27 ago. 2016, p. A3
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;