“Estabeleçam sua reputação entre as pessoas”
  • ARTIGOS

“Estabeleçam sua reputação entre as pessoas”

Todo o árduo trabalho e esforços feitos para essa finalidade se transformam em boa sorte

Discurso proferido durante a Conferência Executiva da SGI-USA e publicado posteriormente no jornal Brasil Seikyo de agosto de 1993.


Em um Gosho [carta] endereçado a seu discípulo Shijo Kingo, Nichiren Daishonin escreve:

"O senhor deve tornar-se um indivíduo que as pessoas de Kamakura possam comentar que Nakatsuka Saburozaemon-no-jo foi brilhante em servir ao soberano, ao budismo e às pessoas da sociedade."


No contexto moderno, isso significa que nós não somente devemos desenvolver naturalmente uma forte fé, mas que também devemos cultivar um brilhante caráter e humanidade para que nos tornemos pessoas indispensáveis em nosso local de trabalho e em nossas comunidades, conseguindo dessa forma o elogio e o respeito dos outros.


No mesmo Gosho, Daishonin continua:

"O tesouro do corpo é mais valioso do que aquele guardado no cofre; e o tesouro acumulado no coração é muito mais valioso do que o tesouro do corpo.


Após ler esta carta, dedique-se em acumular o tesouro do coração."

Os “tesouros do coração” se referem àqueles tesouros que são armazenados em nossa vida: são tesouros tais como um amplo estado de vida, abundante boa sorte, vigorosa força vital, sabedoria inesgotável e calorosa humanidade. Essa riqueza de vida que estabelecemos com nossa prática budista é o supremo tesouro que permanecerá indestrutível pelas três existências do passado, presente e futuro.


Quando acumulam os “tesouros do coração”, então os “tesouros do corpo” e os “tesouros do cofre” naturalmente se sucederão.


Responsabilizando-nos pelas nossas comunidades

Em uma carta a outro de seus discípulos, Takahashi Rokuro Hyoe Nyudo, Daishonin escreve:

"Confio-lhe a propagação do budismo em sua província. Pelo fato de as sementes do estado de buda germinarem em resposta à influência adequada, a pessoa expõe o ensinamento do veículo único (o Sutra do Lótus)".


Takahashi Nyudo viveu na Vila Kajima do Distrito Fuji, na Província de Suruga (atualmente cidade de Fuji, na Província de Shizuoka). Nessa passagem, Daishonin declara que confia totalmente a seu seguidor leigo a propagação do budismo nessa região.


Responsabilizar-se pessoalmente pela transformação de seu país e de suas comunidades na Terra da Luz Eternamente Tranquila (terra do Buda) por meio dos seus próprios esforços e pela sua própria felicidade — esse é o correto curso para a propagação do kosen-rufu. Todo o árduo trabalho e esforços que fizeram para essa finalidade se tornarão a sua eterna boa sorte.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.238, 21 ago. 1993, p. 4
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;