Eternamente nobres
  • ARTIGOS

Eternamente nobres

A condição de buda existe em cada pessoa

A nobre condição de vida do estado de buda, que nada mais é que o Myoho-renge-kyo, a Lei do universo, existe em todas as pessoas. A questão é se nós compreendemos essa verdade e conseguimos manifestá-la em nossa vida por meio de firme fé nesta existência. Esta é a única diferença entre um buda e uma pessoa não-iluminada.


Meu mestre Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, disse:

Atingir o estado de buda não significa tornar-se buda nem tentar se tornar buda. Significa crer com toda sinceridade no ensinamento de Daishonin do verdadeiro aspecto de todos os fenômenos e crer também que o estado de buda existe na vida das pessoas comuns. Significa despertar para o fato de que vocês, da forma como são, são budas, e que vocês são unos desde o distante passado até o eterno futuro.”


“Embora se pense que o buda Shakyamuni possua as três virtudes de soberano, mestre e pais em benefício de todos nós seres vivos, isso não é verdade. Ao contrário, são os mortais comuns que o dotam com as três virtudes.”


Não conseguimos ser nada mais que seres humanos, nem devemos ser mais que isso. A questão é fazer com que nossa humanidade brilhe com o maior esplendor possível. Isso é realmente tudo o que importa. Uma profunda compreensão dessa doutrina do verdadeiro aspecto de todos os fenômenos nos conduz a uma filosofia humanística que respeita as pessoas comuns. Este é o ensinamento centrado nas pessoas, segundo o qual todas possuem a condição de vida do estado de buda. Gravando esse espírito em minha vida, tenho me esforçado junto com as pessoas, em prol delas.


O Sr. Toda disse que sem pessoas de verdadeira integridade e caráter, o kosen-rufu jamais seria concretizado. Não se trata de aparências. Aqueles que empreendem esforços para propagar o ensinamento de Daishonin, que trabalham com toda seriedade em prol do kosen-rufu e contribuem para a felicidade dos outros são dignos do mais alto respeito. Nem eruditos mais eminentes e tampouco os líderes políticos de maior poder são páreos para pessoas assim. A SGI é a grande organização que é hoje exatamente porque foi construída por pessoas comuns de infinita nobreza que não necessariamente têm um histórico acadêmico superior nem posição social importante.


O poeta indiano Rabindranath Tagore (1861–1941) disse que a história da humanidade está aguardando pacientemente pelo triunfo das pessoas que foram tiranizadas e oprimidas. Uma sociedade que verdadeiramente respeita todas as pessoas é construída quando aqueles que foram tiranizados e oprimidos se tornam fortes e triunfam. Nós entramos nessa nova era.


Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 2.015, 12 dez. 2009, p. A3
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;