Faça a coragem florir
  • ARTIGOS

Faça a coragem florir

Lidar com os desafios é a chave para crescer como seres humanos

Adaptado do Discurso do presidente Ikeda adaptado do ensaio da série de ensaios fotográficos “The Poetry of Light” [Poesia de Luz], publicado em japonês no Seikyo Shimbun em 27 de fevereiro de 2000.


"Levantem o próprio ânimo"

Pessoas, assim como flores, precisam de luz. O coração das pessoas murcha quando ninguém as valoriza ou se importa com elas. Portanto, sejam como o sol que concede luz a todos.

Flor de cerejeira do Centro Cultural Campestre

Pessoas, assim como flores, também precisam de água. Nosso coração murchará se não encorajarmos a nós mesmos, se não nos sentirmos felizes e não irradiarmos entusiasmo.

Aqueles que conseguem encorajar a si próprios são realmente inspiradores. Eles entendem a dor e o sofrimento dos outros. Encontram palavras, força e sabedoria para trazer felicidade ao seu próprio coração. Quando estiverem sentindo desalento, levantem o próprio ânimo. Se não conseguir gostar de si mesmo, não conseguirá amar os outros.

"Para brilharem, devem fazer arder sua chama interior"

Ser tímido e sensível, isto não é problema. Ser “durão” e insensível não são requisito para ser um adulto. Flores também não são feitas de concreto; são suaves, delicadas e frágeis.

A totalidade da vida daqueles que mantêm sensibilidade em relação aos sentimentos e opiniões dos outros é verdadeiramente forte.

Nosso destino não é proveniente de algum lugar fora de nós; é moldado dentro de nosso próprio coração, dia a dia. Caso a vida nos pareça chata, talvez seja porque nos permitimos nos tornar chatos. Se a vida nos parecer vazia, talvez seja porque nos permitimos nos tornar vazios e superficiais. Se nos sentimos fartos da vida, então, na verdade, talvez a vida esteja dizendo o mesmo a nós! Só podemos conduzir uma vida coerente com o modo como a vivemos.

Se as notas na escola forem medianas, tudo bem; mas, por favor, certifiquem-se de se distinguir como seres humanos. As notas não são o único parâmetro para avaliar quão inteligentes e capazes vocês são; e elas, de fato, não fazem muita diferença na vida em longo prazo. Entretanto, espero que se dediquem com seriedade a questões que instiguem sua curiosidade, e pensem nelas demasiadamente.

Também espero que se tornem pessoas que, no momento crucial, tenham a disposição de se levantar pela verdade e justiça, sem se importarem com quanto isso possa lhes custar.

Em alguma parte do mundo uma missão os aguarda — uma missão que só vocês poderão realizar. Ela está à sua espera, contando os dias. Sendo assim, devem viver; devem continuar seguindo em frente até encontrar sua missão!



Fonte: Com base no BS, ed. 2.322, 7 maio 2016, p. B1 e B2

Fotógrafo: Italo Yukimaru e Carlos Alves

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;