O diálogo é a essência do budismo
  • ARTIGOS

O diálogo é a essência do budismo

As reuniões de palestra da Soka Gakkai são importantes porque inspiram a genuína comunicação

Conversei sobre a revolução da informação em um de meus diálogos com o famoso estudioso da paz iraniano, o Dr. Majid Tehranian.

Encontro entre Daisaku Ikeda e Dr. Tehranian (fev.2000)

O Dr. Tehranian, famosa autoridade em comunicação internacional, salienta que, apesar do grande desenvolvimento dos canais de comunicação, o mundo atual sofre de uma terrível carência de um verdadeiro diálogo. O mundo está conectado, diz ele, mas não ocorre nenhum diálogo verdadeiro. Concordo totalmente.

O Dr. Tehranian citou as reuniões de palestra e de diálogo promovidas pela SGI como um modelo ideal para essa inspiradora comunicação de vida a vida. Ele disse o seguinte: “Valorizo altamente o papel dessas associações voluntárias como a SGI, que promovem reuniões de pequenos grupos e diálogos entre seus membros. No nível das corporações e dos Estados modernos, o que tende a predominar são a abstração, a impessoalidade, a ganância e a agressão.”

À medida que a revolução na tecnologia da informação continua a avançar, é natural que o diálogo de pessoa a pessoa, em que acontece uma verdadeira comunicação de vida a vida, seja cada vez mais essencial para a saúde individual e para o desenvolvimento social.


Desenvolver uma nova civilização

Os líderes intelectuais do mundo inteiro estão começando a perceber o fato de que a SGI está na liderança da criação de um mundo assim e da contribuição para o desenvolvimento de uma nova civilização global.

O buda Shakyamuni passou a vida caminhando por toda a Índia, empreendendo diálogos de vida a vida com todos os tipos de pessoas. O tratado “A Pacificação da Terra por meio da Propagação do Verdadeiro Budismo” também foi escrito na forma de diálogo. O diálogo é o eterno e imutável espírito do budismo.

Lançar diretrizes de cima não é diálogo. O diálogo surge quando abrimos o coração, percorremos juntos o caminho da vida e trabalhamos em conjunto.


Diálogo é a essência do budismo

Durante a guerra, quando as autoridades militares fecharam seu cerco obscuro sobre o Sr. Makiguchi, ele deu continuidade às suas atividades de propagação e a seus diálogos para transmitir a grandiosidade do Budismo de Nichiren Daishonin até o fim. Ele foi preso em Shimoda, na Península de Izu, após ter realizado uma longa jornada de Tóquio até lá para encontrar-se com as pessoas e dialogar com elas.

“A voz executa o trabalho do Buda.” Como é importante conversarmos com as pessoas, engajarmo-nos em diálogos! Armados de paciência e trajando o “manto da cortesia e da tolerância” vamos insistir em sempre falar com os outros com uma voz clara e vibrante. Vamos dialogar de forma calorosa e alegre. Vamos realizar diálogos que inspirem e incentivem; diálogos transbordantes de filosofia. São esses diálogos que abrirão o caminho para um mundo realmente mais humano. E vamos nos empenhar ao máximo para ligar esses diálogos à contínua vitória de nosso movimento.


Nota:
O diálogo entre o Dr. Daisaku Ikeda e o Dr. Theranian foi publicado num livro em 2003 
com o título: Global Civilization – A Buddhist – Islamic Dialogue (Civilização Global – Um Diálogo Budista- Islâmico)

Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.579, 11 nov. 2000, p. A4

Imagem: www.sgigulf.org



TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;