O propósito do kosen-rufu é a felicidade de cada pessoa
  • ARTIGOS

O propósito do kosen-rufu é a felicidade de cada pessoa

O ponto de partida da Soka Gakkai

Discurso do Presidente Ikeda proferido na 56ª Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai, realizada no Auditório Memorial Makiguchi, em Hachioji, Tóquio, Japão, em 6 de janeiro de 2006.


Prezar cada pessoa constitui o ponto de partida da Soka Gakkai. Esse também é o espírito fundamental do Budismo de Nichiren Daishonin, que ensina que todos são preciosos e insubstituíveis, e que possuem inerentemente a nobre natureza de buda.


Líderes autoritários ignoram ou denigrem o valor supremo do ser humano, vendo as pessoas como multidões sem rosto. Isso porque, no que se referem a tais indivíduos, as pessoas são apenas meios para se alcançar um fim, são objetos comparáveis a armas a serem lançados ou recursos a serem gastos. Sujeitos sedentos de poder manipulam astutamente o povo para alimentar a própria ambição, buscando ganhar completo controle sobre o todo.


A abordagem da Soka Gakkai é exatamente oposta, pois o propósito do kosen-rufu é a felicidade de todas as pessoas. Acreditamos no potencial infinito do ser humano, lutamos para ajudar cada um a despertar e revelar esse potencial e trabalhamos para expandir o círculo daqueles que compartilham esse compromisso. Essa tem sido a história do nosso movimento popular até hoje.


Primeiro, o ser humano existe; depois, o todo. Um indivíduo, outro e mais outro constituem uma forte união. Perder de vista esse ponto essencial acarreta consequências terríveis. Qualquer um que veja a Soka Gakkai e seus membros como mero instrumento para implementar alguma plataforma organizacional, assim como os líderes autoritários aqui descritos, tem um coração perverso.


Tudo se resume ao indivíduo! Gostaria de assegurar a vocês que nosso princípio básico consiste em prezar cada pessoa. Concentremo-nos ainda mais em cada pessoa, dando o nosso melhor para encorajá-la e para cultivar o precioso potencial que possui. Quando ela desenvolve força e sabedoria interior, consegue evidenciar o dobro, o triplo ou dez vezes mais a capacidade atual.



Fonte:


Brasil Seikyo, ed. 2360,  18 fev. 2016 - Encontro com o Mestre


TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;