O que faz um coração vibrar  é outro coração
  • ARTIGOS

O que faz um coração vibrar é outro coração

Use sua voz para incentivar e criar laços de amizade com as pessoas

Extraído do texto de Daisaku Ikeda "Hoje também juntos rumo ao kosen-rufu – parte 33" publicado no jornal Seikyo Shimbun do dia 1 de outubro de 2012.


A paz mundial começa com a harmonia na família e na sua localidade. Tudo começa quando você incentiva uma única pessoa.

O que faz uma pessoa mudar é outra pessoa. O que faz um coração vibrar é outro coração. Encontrar-se pessoalmente com alguém e dialogar — é assim que nasce uma inspiração da vida.

Um novo encontro de vidas é estimulante e revigorante. Ao incentivar alguém, seu próprio coração se motiva e se abre cada vez mais. Se não puder se encontrar pessoalmente com o outro, pode ser por telefone. O importante é que o coração se conecte.


Essa é a máxima budista. E Nichiren Daishonin afirma: “Proclame sonoramente”. Todo sentimento contido numa voz imbuída de seriedade, sinceridade e justiça sem falta chegará até o coração do outro.

A voz pode mudar um coração. Com frases simples como: “Vamos atuar prazerosamente!”, ou “Vamos dar o melhor de nós mesmos!” ou ainda “Vamos nos empenhar com alegria!” — todos renovam sua disposição.

A voz se transforma em força. Pequenos alertas como “Por favor, sem causar acidentes!” ou “Tome cuidado!” previnem e evitam acontecimentos indesejados. Não devem se poupar ou fazer cerimônia. Falem tudo o que é necessário claramente.


Para concretizar esse grande objetivo, é fundamental somar esforços contínuos de maneira incansável e todos avançarem, mesmo que seja apenas um pouco. É esse tipo de Soka Gakkai que devem construir. Apesar de parecer fácil, é a coisa mais difícil de realizar. Somente líderes por excelência conseguem essa façanha.

O importante, mais que qualquer coisa, é elogiar e louvar as pessoas que atuam na linha de frente, na base. Devem avançar mantendo acesa a ardente chama do espírito de mestre e discípulo dentro do próprio coração.


O presidente Toda bradou: “A justiça tem de vencer infalivelmente. A Soka Gakkai é a organização da suprema justiça. Por isso ela tem de vencer, sem falta. Quero que ela vença. Desejo sinceramente que ela vença por todo o futuro, que consagre uma eterna existência de vitórias”.

Ao tomar consciência da sua missão, as maldades se dispersam. Se está decidido a lutar, então mostre seu aspecto vigoroso. Mostre que está determinado a vencer. Isso intimida qualquer inimigo.



Fonte: BS, ed. 2.151, 13 out. 2012

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;