O sucesso no trabalho começa com a vitória na manhã
  • ARTIGOS

O sucesso no trabalho começa com a vitória na manhã

Muitas vezes começamos o expediente com sono, mal-humorados ou simplesmente não querendo falar com os colegas. Outras vezes, não achamos que cumprimentar as pessoas seja importante. Durante uma entrevista concedida ao jornal Seikyo Shimbun, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, explica como esses pequenos gestos fazem toda a diferença no dia a dia, no trabalho e na carreira como um todo

Texto extraído e adaptado do jornal Brasil Seikyo, ed. 2.150, 6 out. 2012, p. B2.

Uma saudação agradável pode ligar instantaneamente os corações. Essa ligação de vida ocorre mesmo que seja a primeira vez que ambos se veem ou se são pessoas com as quais não se simpatizam num primeiro momento.

Não importa se obteve ou não resposta ao seu cumprimento. Quem ganha é quem toma a iniciativa de cumprimentar o outro. Pessoas que conseguem prezar e respeitar as demais são respeitadas. Aquelas que conseguem saudar as outras pessoas de forma alegre, sincera e calorosa são seres humanos verdadeiramente admiráveis. O ato de cumprimentar as pessoas é uma arte que reflete a condição de vida da pessoa.

Uma vez que vão utilizar a voz, se a usarem de modo radiante, repleta de disposição, isso deixará o ouvinte também feliz. Digam com energia: “Olá!”; “Bom dia!”, “Obrigado!”. Esse entusiasmo abre de maneira grandiosa os portões da vitória do dia.

Não hesitem em cumprimentar as pessoas e em fazer novos amigos. Ao ativarmos a natureza de buda das pessoas, estimulamos a proteção das funções positivas do universo sobre elas.

Naturalmente, se estiverem em uma situação na qual não seja apropriado utilizar a voz, podem cumprimentar as pessoas com um aceno ou um sorriso.

Quando comecei a trabalhar na empresa do presidente Josei Toda, aos 21 anos, decidi adotar dois hábitos: primeiro, cumprimentar a todos e, inclusive, meus superiores de maneira alegre e radiante; segundo, sempre chegar ao local trinta minutos antes do horário de início para limpar e organizar o escritório.

Um local de trabalho em que ecoa o som alegre das saudações pela manhã prospera. Da mesma forma, um local limpo e organizado estará livre de acidentes e contratempos.

Adotei essas duas atitudes sem que alguém tivesse me ordenado a fazê-las. Meu desejo era simplesmente ajudar e apoiar o presidente Josei Toda, colaborar para que sua empresa crescesse.

O período da manhã é decisivo; é a chave para um dia de sucesso.

Toda sensei costumava dizer: “Uma pessoa que chega ao trabalho atrasada e é repreendida pelo chefe nunca progredirá na vida. Em especial, os novos funcionários devem chegar mais cedo para conquistar a confiança”.

gongyo e o daimoku da manhã são bons presságios da vida para vencer o dia inteiro. O presidente Josei Toda orientou que, exatamente por sermos praticantes do Budismo Nichiren, tínhamos de vencer no início do dia para conquistarmos vitórias ao longo da vida.

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;